O hospital Santa Casa de Campo Grande cancelou nesta segunda-feira (1º) o horário de visitas, após ficar sem energia elétrica. Concessionária de energia disse que queda de energia elétrica foi causada por problema interno do hospital. Segundo apurado, houve uma sobrecarga em um dos geradores, causando a falha elétrica. O quadra onde fica o hospital, também foi atingida e está sem energia.
De acordo com o diretor técnico do hospital, Dr. William Lemos, a situação é estável, controlada e as equipes responsáveis pelo fornecimento foram acionadas. O médico, também, destacou que várias equipes seguem a rotina de trabalho para manter a atenção e o cuidado dos pacientes.
“No momento, a Santa Casa está com o abastecimento de energia elétrica limitado, mas nós viemos aqui para reiterar que o quadro se mantém de todos os pacientes estável, com a prestação de assistência dentro dos limites da normalidade, com toda a assistência sendo prestada de forma adequada e as áreas críticas, onde nós temos os pacientes, como Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico e UTIs, estão todos sendo abastecidos”, informou o diretor.
O setor de Infraestrutura e bombeiros civis do hospital estão atuando em conjunto para identificar e resolver o problema o mais rápido possível.
“Estamos com equipes in loco para restabelecer os atendimento da população. Os pacientes da área da enfermaria estão sendo cuidados da forma protocolar, mantemos a assistência, todos os protocolos de contingência foram acionados e nós estamos fazendo o atendimento normalmente”, explicou.
Em nota, a concessionária de energia de Mato Grosso do Sul, Energisa, informou que a falta de energia ocorreu por causa de um defeito no circuito interno do hospital.
“A Energisa informa que a falta de energia na Santa Casa de Campo Grande, nesta segunda (01/01), trata-se de defeito no circuito interno do hospital. Neste momento, a Energisa está com equipes no local e está empenhada em apoiar no que for possível para o restabelecimento da energia no hospital”, diz comunicado.
Por conta da falta de energia elétrica, as visitas aos pacientes estão suspensas hoje, mas amanhã (2) funcionará normalmente.
O hospital disse que em virtude da queda de energia, todos os pacientes que, por ventura, fossem encaminhados a Santa Casa, fossem remanejados para outros locais.
“Foi solicitada a regulação que redirecionasse alguns pacientes que, porventura, estivessem sendo encaminhados para Santa Casa até que a gente consiga ter a real dimensão do que ocorreu e, assim, não expor nenhum paciente, nenhum cidadão sul-mato-grossense a algum risco por esse desabastecimento na Santa Casa. Por hora, a situação é estável, controlada, com todas as equipes já trabalhando na contingência”, finalizou nota da Santa Casa.
Esse é segundo caso de interrupção de energia no hospital. No último dia 15 de dezembro, parte da Santa Casa ficou às escuras após um transformador explodir, e causar sobrecarga interna e queda de energia no principal pronto atendimento médico da Capital.