22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 25 de abril, 2025
spot_img

Santa Casa lança campanha para receber doações e concluir reforma do pronto-socorro

Com a meta de alcançar pelo menos R$ 1,8 milhão, a Santa Casa de Campo Grande lançou nesta sexta-feira (25) a campanha “Juntos Pela Vida – Sua Contribuição Salva!”, que visa arrecadar recursos para a conclusão das obras de reforma do pronto-socorro.

A expectativa da direção hospitalar é concluir as obras em 90 dias, por isso, a presidente da Santa Casa, Alir Terra, destaca a urgência da iniciativa e reforça a importância do engajamento da população.

“Estamos enfrentando um déficit orçamentário delicado e a reforma do pronto-socorro permitirá melhorias nos atendimentos urgentes, garantindo mais dignidade para pacientes e profissionais da saúde”, afirmou.

Conforme os dados, o pronto-socorro da Santa Casa recebe 110 pacientes por dia, vindos de todos os 79 municípios do estado e até de outros países, como Paraguai e a Bolívia. Desse total, a taxa de internação é de 56%.

Por conta da falta de vagas no hospital, muitos pacientes ficam no pronto-socorro por dias, o que provoca a superlotação. As obras incluem modernização da estrutura, climatização dos espaços e reorganização do fluxo de atendimento.

O médico responsável pelo pronto-socorro, Dr. Marcos Bonilha, explica que a Ala de Estabilização, onde ocorre o primeiro atendimento, será ampliada, oferecendo melhores condições para atuação dos emergencistas.

“Hoje, nossa capacidade está além do limite, comprometendo a qualidade do atendimento. Com as melhorias, poderemos oferecer um atendimento mais ágil e eficiente para casos de média e alta complexidade”, ressaltou.

No pronto-socorro, os pacientes são acomodados em espaços denominados “pontos de cuidado”, onde recebem o parecer clínico no menor tempo possível, sendo o prazo máximo 24 horas, conforme esclarece o diretor técnico, Dr. William Lemos.

“Contamos com seis pontos de cuidado na Unidade de Decisão Clínica (UDC) da área crítica e sete pontos na Unidade de Decisão Clínica (UDC) da área não crítica. Essa quantidade será mantida, e a reforma tem como propósito a melhoria da infraestrutura”.

Para facilitar a participação da população, foi disponibilizado um QR Code exclusivo para doações, além da chave Pix oficial: [email protected]. Segundo a Santa Casa, não há um limite e qualquer valor pode ser doado.

Fale com a Redação