31.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 19 de setembro, 2024
spot_img

Seguem abertas as inscrições para Semana pra Dança 2024 em Campo Grande

As vagas são para mais de 10 oficinas de diferentes estilos de dança

Da dança contemporânea ao samba de gafieira, do ballet clássico ao passinho; a programação de oficinas da Semana pra Dança 2024 é pra todo mundo dançar e aprender, aqui, ali, em qualquer lugar! As inscrições para o evento seguem abertas pela internet.

De 30 de setembro até 06 de outubro, a dança vai tomar conta de Campo Grande. Além de dezenas de apresentações, o evento também realizará 12 oficinas de diferentes estilos de dança, totalmente gratuitas.

A Semana pra Dança 2024 retoma as atividades alusivas ao Dia Internacional da Dança (29 de abril), celebrando com apresentações de dança de artistas, grupos e companhias de MS e do Brasil, além de atividades formativas, oficinas, mediações artísticas e bate-papos após os espetáculos. Tudo isso com o propósito de difundir a dança em suas diversas formas de manifestação.

Programação de oficinas

As oficinas começam no dia 01 de outubro: às 9 horas, Jackeline Mourão e Reginaldo Borges, realizam a oficina ´Procedimento#6: práticas de criação´, na sala Conceição Ferreira, no Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG). De tarde, às 13 horas, Carmen Ligia Palhano Faria e Kleber da Silva Costa, da Oficina de Dança de Corumbá, apresentam a oficina ´Siriri e Cururu´, na Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos. Em seguida, às 14 horas, Leonardo Lopes e Maria Fernanda Figueiró, realizam a oficina ´Criação de danças em espaços urbanos´, na sala Conceição Ferreira, no CCJOG.

Já no dia 02 de outubro, às 8 horas, a programação começa com uma atividade especial para crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, da Escola Municipal Iracema Maria Vicente, que recebem a oficina ´Um Brincar Dançante´, com a Cia Dançurbana. Já às 9 horas, Morgana Shayra, Isa Yasmin, Carla Rukan, Priscilla Melli, Mariete Félix e Karla Loureiro realizam a ´Oficina de sons e ritmos árabes, afro e ATS, conhecendo e experienciando a cultura´, na sala Conceição Ferreira, no CCJOG. E de tarde, às 14 horas, Chico Neller propõe a ´Oficina de Dança Contemporânea´, na sala Conceição Ferreira, no CCJOG.

No dia 03 de outubro, às 8 horas, Irineu Junior realiza a oficina ´Das coisas não ditas´, na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva. Já às 14 horas, Isadora Pantarotto e Isabela Pantarotto, realizam a ´Oficina/Mediação En(casulo)´ na Escola Estadual João Carlos Flores. Também às 14 horas está programada uma roda de conversa sobre o planejamento das ações para a dança, com o diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, na sala Rubens Corrêa, no CCJOG, acessível em libras.     

Em 04 de outubro, às 14 horas, o samba de gafieira entra em cena: Juliano Candia Pedrozo e Anderson Santos Peres, realizam a oficina ´Samba de Gafieira Básico´, na sala Conceição Ferreira, no CCJOG. No dia 05 de outubro, às 9 horas, acontece a ´Oficina de Tribal Fusion Bellydance´, com a Cia Shakti Fusion, na sala Conceição Ferreira, no CCJOG.

Oficina de ballet clássico traz método ´upgrade.BR´ com a idealizadora Andrea Thomioka (SP)

No dia 05 de outubro, às 14 horas, a ´Semana pra Dança 2024´ traz a oficina de ballet clássico “upgrade.BR” com Andrea Thomioka (SP), na sala Conceição Ferreira, no CCJOG. O upgrade.BR é um método brasileiro de Formação em Dança que tem foco na aplicação da Técnica Clássica para a realidade contemporânea, considerando-se contemporâneo o tempo e o espaço em que se está inserido. A premissa deste método é a aplicação da técnica a partir do corpo de cada praticante, potencializando e respeitando suas individualidades.

A oficina é voltada para profissionais e estudantes de dança de nível intermediário. Andrea Thomioka é idealizadora, diretora e professora do ´upgrade.BR´ e assistente de direção da Cia Jovem de Dança de Jundiaí (SP).

Oficina de Passinho trabalha com a dança criada nos bailes de favelas cariocas

E no domingo, 06 de outubro, às 11 horas, no Armazém Cultural, acontece a ´Oficina de Passinho´, com Iguinho Imperador e Pablinho MJ, da Clarin Cia de Dança (Rio de Janeiro e São Paulo). A oficina trabalha com a dança criada nos bailes de favelas cariocas que mistura movimentos de diversos estilos, como breaking, hip hop, frevo e afro. Nesse encontro serão desenvolvidos trabalhos que expressam os movimentos e a força da cultura periférica, presente no gestual e nas batalhas cotidianas dos jovens dançarinos moradores das comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. A oficina é voltada para pessoas interessadas neste estilo.

Inscrições

As inscrições para as oficinas estão abertas e devem ser realizadas por este link; no qual também é possível ter mais detalhes de cada oficina. Não haverá seleção, as inscrições serão encerradas quando o total de vagas de cada oficina for preenchido. 

Fale com a Redação