Governo afirma que, apenas para os cursos de formação, serão chamados 170 candidatos; 3ª lista será divulgada no dia 18/2
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulga nesta terça-feira (11) uma nova lista de classificação do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) para cada cargo dos blocos 1 a 7, de nível superior. A atualização reflete a ordem de preferência dos candidatos, priorizando as opções de maior interesse.
O governo também anunciou a convocação de 170 candidatos para os cursos de formação, fase obrigatória e eliminatória do certame. Os convocados devem confirmar presença até esta quarta-feira (12).
Critérios de classificação
De acordo com o edital, um candidato aprovado para o cargo de maior preferência será automaticamente excluído da disputa por outras opções. Se for aprovado para uma escolha menos prioritária, como a terceira opção, ele permanecerá na lista de espera para cargos mais desejados até a posse.
O MGI também prevê a divulgação de uma nova lista de classificação no dia 18 de fevereiro, e os resultados definitivos estão programados para 28 de fevereiro. A cada nova chamada, novos candidatos podem ser convocados para os cursos de formação.
Cronograma
- 11 e 12 de fevereiro: Divulgação da 2ª lista de classificação e convocação para os cursos de formação.
- 18 e 19 de fevereiro: Publicação da 3ª lista de classificação e novas convocações.
Cursos de formação
A fase de formação ocorre em Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), exceto para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT), que contará com um formato híbrido. A carga horária varia entre 140 e 580 horas, dependendo da função.
Durante o curso, os candidatos receberão 50% da remuneração inicial, exceto servidores federais que optarem por manter seus vencimentos.
Carga horária por cargo
- Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental: 580h
- Analista de Comércio Exterior: 380h
- Analista em Tecnologia da Informação: 440h
- Analista Técnico de Políticas Sociais: 440h
- Analista de Infraestrutura: 440h
- Auditor-Fiscal do Trabalho: 208h
- Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia (Aneel): 140h
- Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários (Antaq): 140h
- Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS): 140h
As aulas serão conduzidas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Cebraspe e agências reguladoras.
Matrícula
Os convocados devem se inscrever nos cursos oferecidos pela Enap entre 10 e 18 de março de 2025 pelo site www.enap.gov.br. Para os cursos do Cebraspe, as informações sobre matrículas estarão disponíveis no site do órgão a partir de 12 de março.
Critérios de aprovação
Os candidatos devem frequentar o curso integralmente e obter aproveitamento mínimo de 70% nos cursos da Enap e 60% nos cursos do Cebraspe, além de não ultrapassar 25% de faltas justificadas.
A participação e aprovação nessa etapa são decisivas para a nomeação no serviço público.