34.8 C
Campo Grande
sábado, 5 de outubro, 2024
spot_img

Seleção Brasileira estreia no Sul-Americano Sub-16 neste sábado

Amarelinha enfrenta a Venezuela às 19h30, em Santa Cruz de La Sierra; partida será transmitida no Youtube da Conmebol

A Seleção Brasileira estreia no Sul-Americano Sub-16 na noite deste sábado (5), às 19h30 (horário de MS), contra a Venezuela, no Estádio Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O jogo será transmitido no Youtube da Conmebol.

A competição foi aberta nessa sexta-feira (4), com dois duelos válidos pelo Grupo A. O Chile venceu a Colômbia por 1 a 0, mesmo placar da vitória do Peru sobre os donos da casa, os bolivianos. Pelo Grupo B, no qual a Amarelinha está, o Uruguai enfrenta o Equador às 18h. A Argentina, outra integrante do Grupo B, não entra em campo nesta primeira rodada.

Preparação brasileira

O Brasil é o mais vencedor desta categoria do Sul-Americano, tendo levantado a taça em 2005, 2007, 2011, 2015 e 2019. Este último título, inclusive, é a edição mais recente do torneio. Logo, a equipe brasileira é a atual campeã.

Com o objetivo de defender a conquista, a geração 2008 se reúne desde 2003, ano em que participou da Copa 2 de Julho, em Salvador, enfrentou Equador e Uruguai em amistosos e conquistou o Quadrangular Internacional, no Paraguai, contra os donos da casa, Chile e Colômbia.

Neste ano, o treinador Dudu Patetuci comandou duas preparações, ambas na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), em maio e agosto. Ao fim dos treinamentos, a Seleção disputou jogos-treino. No primeiro, com o Fluminense Sub-16 e o Madureira Sub-17, e, no segundo, com o Vasco Sub-16. 

Após a convocação, divulgada em 17 de setembro, os atletas se apresentaram na Granja no dia 21 para treinamentos até a última terça-feira (1º), data da viagem para Santa Cruz de La Sierra. Durante o período no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira, tiveram jogos-treino com Portuguesa-RJ e Bangu-RJ.

Agenda

Depois do jogo deste sábado (5), a Amarelinha volta a campo na próxima segunda-feira (7) contra o Uruguai. Em seguida, encara o Equador no dia 11 e a Argentina no dia 13. Todas as partidas serão realizadas no Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de La Sierra, às 19h30 (horário de MS).

Sobre a competição

Inicialmente programado para novembro de 2023, o Sul-Americano foi adiado para outubro de 2024. Para que os atletas aptos à competição no ano passado estejam no torneio, a Conmebol permitiu que os jogadores nascidos a partir de 1º de janeiro de 2008 sejam convocados. Logo, tornou-se para a categoria Sub-16, embora oficialmente seja chamada de Conmebol Sub-15 2023.

Fale com a Redação