A Seleção Brasileira perdeu para os Estados Unidos por 2 a 0, na noite deste sábado (5), em amistoso disputado no SoFi Stadium, em Los Angeles. Foi a primeira vez que as duas equipes se enfrentaram após a final olímpica de 2024, em Paris – naquela oportunidade os EUA ganharam por 1 a 0. Apesar da derrota, o time comandado por Arthur Elias criou várias chances e obrigou a goleira Joyce a fazer grandes defesas. Pelo lado do Brasil, Lorena também se destacou em momentos importantes do jogo.
Os Estados Unidos abriram a contagem logo no primeiro ataque, aos 5 minutos, com um chute preciso de Rodman, após uma boa troca de passes da equipe. O gol desestabilizou um pouco a Seleção Brasileira, que, ainda assim, teve a chance de empatar, aos 12, quando Ludmila recuperou uma bola na defesa dos EUA e deixou Angelina sem marcação de frente para a goleira Joyce. A finalização da meio-campista passou perto da trave.
Depois, entre os 16 e 20 minutos do primeiro tempo, os EUA criaram três oportunidades, com jogadas envolventes. Nas três vezes, Lorena fez boas defesas e evitou que as adversárias ampliassem o placar.
A partir daí, no entanto, o cenário mudou. A Seleção Brasileira voltou a se equilibrar e deu sufoco nas norte-americanas. Aos 25, Gabi Portilho aproveitou lançamento de Yasmim, dominou a bola e concluiu. Joyce defendeu.
Aos 29, Isa Haas cobrou uma falta de longe para Adriana, que viu Gabi Portilho entrar pela direita e fez o passe. Na sequência, Amanda Gutierres completou da pequena área e Joyce de novo defendeu. Um minuto depois, em jogada parecida, com Gabi Portilho e Amanda Guttieres, quase veio o empate.
O Brasil era melhor e, aos 31, foi a vez de Angelina, de fora da área, tentar o gol. A bola passou rente à trave. Ainda no primeiro tempo, aos 40 minutos, Adriana arriscou chute de fora, sem sucesso.
A equipe comandada por Arthur Elias voltou do intervalo em ritmo intenso. Com menos de 1 minuto, Ludmila concluiu ataque com um chute na trave. Aos 6, Gio se livrou da marcadora, avançou pela direita, entrou na área e obrigou Joyce a fazer a defesa mais difícil do jogo, até aquele momento. Aos 17, após escanteio, Mariza, de cabeça, tentou e Joyce apareceu de novo.
Quando a Seleção Brasileira era bem melhor na partida, houve um pênalti para os Estados Unidos, cometido por Ludmila, e cobrado com perfeição por Heaps, aos 20 minutos: 2 a 0.
Aos 25, numa tentativa de buscar a reação, Arthur Elias fez três alterações. Levou a campo Antônia, Bruninha e Kerolin, em substituição, pela ordem, a Yasmim, Ludmila e Amanda Gutierres.
O time da casa poderia ter feito mais um, aos 30, mas Lorena brilhou e espalmou a bola para escanteio. Assim como na etapa inicial, o gol dos EUA desarticulou o time brasileiro, que ainda viu Lorena, aos 32, parar outro ataque das norte-americanas.
Aos 35, Duda Sampaio e Fê Palermo entraram no lugar de Tarciane e Angelina respectivamente. Aos 43, Jheniffer substituiu Gio. A equipe não desanimou e lutou até o fim em busca de pelo menos um gol. Não deu.
O jogo no SoFi Stadium teve a presença de 32.303 torcedores. Na terça-feira, Brasil e EUA voltam a se enfrentar, no Earthquakes Stadium, em San Jose, também em Los Angeles, em outro amistoso.