Cadeira de rodas utilizada por Jonas está extremamente danificada
Sem condições de comprar uma nova cadeira de rodas e com a sua sucateada, o cadeirante Jonas Luiz dos Santos, de 43 anos, tomou uma atitude de desespero e cansaço para melhorar sua qualidade de vida. Ele tentou trocar o seu atual equipamento pelo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Vila Almeida, na tarde desta terça-feira (9).
Conforme informações do delegado da 7ª Delegacia Polícia Civil, Camilo Cavalheiro, a cadeira de rodas utilizada por Jonas está extremamente danificada e para conseguir se locomover ele adaptou pneu de moto.
“Ele relatou que os pneus originais estavam muito desgastados e pesados, então para ele conseguir se locomover colocou pneu de moto, porém ficou muito pesada”, explicou o delegado.
Apesar do caso poder ser considerado um crime, o delegado explicou que não vai autuar Jonas. “É mais uma questão social do que de segurança pública. Ele não tem antecedentes criminais, não tem nenhum registro que desabone ele. Ele agiu em extrema necessidade e para mim é um excludente de ilicitude”, ressaltou.
Conforme relato de funcionários dos UPA, esta não é a primeira vez que Jonas tenta deixar sua cadeira danificada e sair com uma melhor, porém sempre foi impedido. “Dessa vez um funcionário viu, foi atrás dele com uma moto e acionou a guarda. O funcionário relatou que já fez o pedido na Secretaria de Assistência Social para que ele receba uma nova cadeira, mas nada aconteceu. Eu vou novamente acionar a SAS”, afirmou Camilo.
Ainda de acordo com o delegado, Jonas mora no bairro Jardim Ima e recentemente sua casa pegou fogo.