A 17ª Semana do Artesão tem início nesta quarta-feira (19), com uma série de atividades em diversos pontos de Campo Grande. O evento segue até o dia 25 de março e tem como objetivo fortalecer o setor artesanal do estado, promovendo a cultura local e consolidando o artesanato como uma atividade econômica sustentável.
A programação completa pode ser conferida no site da FCMS (Fundação de Cultura) aqui. Os eventos acontecerão em locais como o Bioparque Pantanal, o Armazém Cultural, escolas públicas de Campo Grande, a Morada dos Baís e a Assembleia Legislativa. Entre as atrações estão a Feira de Artesanato “Mãos que Criam”, uma Noite Cultural com homenagens, Rodada de Negócios, exposições, oficinas para crianças e adultos, além de palestras.
A Semana do Artesão é uma celebração ao Dia do Artesão (19 de março) e contará com a inauguração da primeira filial da Casa do Artesão de MS, localizada no Bioparque Pantanal, um dos principais pontos turísticos da cidade. A cerimônia ocorrerá no dia 19 de março, às 10h, e terá apresentações culturais, com a Fábrica do Som às 10h e Evelyn Lechuga às 11h, com acesso gratuito ao público.
No Armazém Cultural/Feira Central, a Feira “Mãos que Criam” ocorrerá de 19 a 23 de março, das 14h às 22h. A abertura será no dia 19, às 18h, com homenagens aos artesãos Josefa Mazarão, Rosenir Batista e Jane Clara Arguello. A programação contará com o Hino de Mato Grosso do Sul, executado pelo mestre cururueiro Sebastião Souza Brandão, e uma apresentação do grupo Ipê de Serra às 19h30. A feira terá participação de oito etnias indígenas de MS e a exposição de artesanato de 16 municípios do interior.
As oficinas de artesanato serão realizadas no Armazém Cultural e são gratuitas e abertas ao público. Entre os temas abordados estarão modelagem em biscuit, tecelagem tradicional, cerâmica utilitária, papel machê para crianças, modelagem de bonecas em cerâmica e criação de biojoias. As inscrições serão feitas no local. Também haverá oficinas de artesanato indígena Terena e viola de cocho em escolas públicas de Campo Grande, com foco nos alunos, realizadas de 19 a 21 de março.
A Rodada de Negócios será realizada no dia 20 de março, das 8h às 12h30, no Sebrae/MS, promovendo encontros entre lojistas de artesanato de várias partes do Brasil e artesãos sul-mato-grossenses. Após o evento, os empresários visitarão a Feira “Mãos que Criam”. No mesmo dia, a Assembleia Legislativa de MS realizará, às 19h, a Sessão Solene “Conceição dos Bugres”, uma homenagem anual aos artesãos do estado.
No dia 21 de março, às 16h30, será realizada a palestra “Políticas Públicas para o Artesanato” na Feira “Mãos que Criam”, com representantes do Programa do Artesanato Brasileiro, do governo estadual e do Sebrae.
Em 22 de março, a Morada dos Baís sediará o “Café na Praça”, evento tradicional promovido pela Associação da Praça dos Imigrantes, agora realizado na Morada dos Baís devido à reforma da praça. O evento é um momento de confraternização entre artesãos e a comunidade.
Todos os eventos da 17ª Semana do Artesão são gratuitos e abertos ao público, oferecendo uma oportunidade única de valorização do artesanato e da cultura local.