29.8 C
Campo Grande
domingo, 29 de setembro, 2024
spot_img

Semana do Doador de Sangue em MS inicia segunda-feira, 17

Instituída pela Lei nº 5.391, em 2019, a Semana Estadual de Doação de Sangue está incluída no calendário oficial de Mato Grosso do Sul e acontece, anualmente, na terceira semana do mês de agosto, de 17 a 21 de agosto.

Conforme a lei, os objetivos primordiais são conscientizar a sociedade sobre a importância do ato de doação de sangue e sensibilizar novos voluntários, de forma a criar um hábito de cultura solidária de doação.

Durante a Semana Estadual, o Poder Executivo, por meio dos órgãos competentes, poderá promover atividades diversificadas, como a criação de parcerias para realização de palestras, cursos, seminários, workshop, bem como a realização de campanhas de divulgação para a promoção da ação voluntária junto à sociedade.

De acordo com o Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul, o período de junho a agosto é quando há queda acentuada nas doações devido ao período de inverno e de clima seco, em que se aumenta a incidência de doenças respiratórias. O objetivo da ação, portanto, é a conscientização da sociedade sobre a importância da doação, a sensibilização de novos voluntários e a criação do hábito de cultura solidária.

Neste ano, a Semana Estadual de Doação de Sangue ganhou um reforço da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por intermédio da equipe que integra a Frente Parlamentar de Combate à Tríplice Epidemia, e apoio da Unidade de Suporte à Urgência (USU) para a promoção da campanha e da ação voluntária.

Os voluntários que queiram colaborar com a ação podem fazer a doação de sangue no Hemosul Dourados, que atualmente atende por meio de agendamento prévio de 10 pessoas por hora, pelo telefone (67) 3424-4192.

Considerando a pandemia da covid-19, os dias e os horários de agendamento são segunda, quarta e sexta-feira, no período da manhã das 7h às 12h30 e terça e quinta-feira, no períodos da manhã e da tarde das 7h às 17h, sendo nesses dias cinco pessoas por hora no período vespertino.

De acordo com o professor que compõe a frente e auxilia a ação, Bruno do Amaral disse que a preocupação do doador voltada para a problemática da pandemia da covid-19 pode gerar a insegurança de se expor ao risco e se contaminar, o que promove queda nas doações e consequentemente, queda nos estoques. “Agora, mais do que nunca, precisamos nos conscientizar e através desse ato, salvar vidas”, finalizou o docente.

Em Campo Grande, o agendamento também é uma opção para evitar aglomeração e prevenir o contágio do novo coronavírus. Os telefones para agendamento na Capital são os fixos (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316. O Hemosul Coordenador fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304. O atendimento de segunda à sexta-feira é das 7h às 17h, e aos sábados de 7h às 12h. A cada 1° sábado do mês o atendimento é das 7h às 17h.

Do mesmo Sangue

Lançada no início de agosto, ação em parceria com o Sicredi une arte e solidariedade. A cada 1000 bolsas de sangue doadas, uma parte da arara vermelha do Monumento das Araras na Capital será será colorida novamente. Ao todo serão cinco etapas.

A necessidade frequente das tipagens sanguíneas em falta na unidade foi destacada pela coordenadora da Rede Hemosul, Marli Vavas.“Os estoques das tipagens O Positivo e O Negativo têm exigido uma atenção especial pelas baixas que vêm apresentando há alguns meses e, embora haja resposta da população, o alcance dos estoques estratégicos desses tipos sanguíneos têm sido o principal desafio”, reforçou.

A pintura da arara de 10 metros de altura estará sob a responsabilidade do artista plástico Cleir, que em 1996 construiu a obra localizada na Praça União, no Bairro Amambaí.

A campanha foi lançada no último dia 5 de agosto, e em apenas 10 dias, já foram atingidos as primeiras mil bolsas. Com isso a arara começa a ser pintada nesta segunda-feira (17), lembrando que a pintura esta dividida em cinco etapas.

“É uma satisfação muito grande perceber o quanto o campo-grandense se engajou nesta ação tão importante. Sabemos que devido a pandemia, a demanda por doações de sangue aumenta muito e ficamos felizes em incentivar essa corrente do bem, que estimula a doação e a restauração de um monumento da nossa cidade”, avalia Celso Ramos Regis, presidente do Sicredi União, MS/TO e Oeste da Bahia.

A campanha apresentou resposta imediata e a população mostrou que é solidária, como destaca a coordenadora do Hemocentro, Marli Vavas.

“Confirmamos por meio desta ação a solidariedade da população, que sempre que solicitada nos atende prontamente para ajudar ao próximo. A resposta foi muito boa e é muito positivo saber que temos pessoas solidárias. Isso nos deixa muito felizes”, avalia. Marli ainda completa que os estoques estavam muitos baixos e esse início de campanha já regularizando a situação, por isso o engajamento para as próximas etapas é fundamental.

Fale com a Redação