20/06/2015 07h30
Semana Nacional Antidrogas é aberta com novidades para a segurança das Escolas Municipais
Aconteceu na tarde desta sexta-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), as atividades da XVII Semana Nacional Antidrogas em Campo Grande, realizada pelo Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e pelo Conselho Estadual Antidrogas (CEAD-MS), com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande.
Criada em 1999, a Semana tem a finalidade de alertar a sociedade sobre os riscos do uso de drogas e no combate ao tráfico, orientando a respeito dos fatores de proteção na família, na escola e na comunidade em geral.
Para Wilson do Prado, secretário municipal de Educação e Administração e presidente do COMAD, a semana proporciona a aproximação da sociedade ao debate sobre as drogas. Segundo ele, elas aprisionam e destróem milhares de família e afetam principalmente os adolescentes, em uma fase em que estão extremamente vulneráveis. Por isso é muito importante discutir o tema com verdade, amor e razão.
O prefeito municipal Gilmar Olarte aproveitou a abertura da Semana Nacional Antidrogas para divulgar a implementação nesse segundo semestre, do Proseg, o Projeto Escola Segura, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
O projeto instituirá ações contundentes na área de segurança e prevenção e contará com palestras à comunidade escolar, rondas nas escolas pela Guarda Municipal e ainda a inserção das unidades escolares no programa de videomonitoramento recém inaugurado na Capital. “Com isso, podemos atuar de forma efetiva na segurança de nossos alunos e da comunidade”, afirmou.
Para finalizar a abertura da Semana, ocorreu ainda uma palestra com a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), Ana Carolina Ametla Guimarães, sobre as estratégias de cuidado para pessoas com problemas relacionados ao consumo de álcool e drogas.
Até o dia 26, estão programas atividades, entre palestras, mesa de conversação, pedalada e incineração de drogas pela polícia.
Fonte/Portal de Notícias da PMCG