15.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 30 de abril, 2025
spot_img

Semana será de chuvas intensas e queda nas temperaturas em MS

Mato Grosso do Sul terá uma semana marcada por chuvas intensas e queda nas temperaturas, segundo institutos de meteorologia. A partir deste domingo (27) até segunda-feira (28), a formação de um ciclone extratropical reforça as instabilidades no Estado. Já a partir de terça-feira (29), a chegada de uma frente fria deve provocar queda acentuada nos termômetros.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o avanço do ar mais frio trará mínimas de até 12°C em algumas regiões, principalmente no sul do Estado. Em Campo Grande, a mínima prevista é de 14°C, prevista para quinta-feira (1°). Apesar do frio nas noites e madrugadas, as tardes devem ser de temperaturas mais amenas, com máximas chegando aos 30°C.

Chuvas intensas

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para Mato Grosso do Sul: um de perigo potencial e outro de perigo, ambos para chuvas intensas. A previsão indica acumulados entre 50 e 100 milímetros por dia, ventos fortes entre 60 km/h e 100 km/h, além do risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores, cortes de energia elétrica e descargas elétricas.

A situação meteorológica é resultado da combinação de fatores como o intenso transporte de umidade, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina e o Paraguai, a presença de um cavado em médios níveis da atmosfera e a formação de um ciclone extratropical associado à frente fria no litoral da região Sul do Brasil.

O Cemtec alerta que Campo Grande e outras cidades do Estado já registram altos volumes de chuva nos últimos dias, o que aumenta a possibilidade de alagamentos com a continuidade das precipitações. A previsão indica que as instabilidades devem persistir até pelo menos o dia 10 de maio, com acumulados de chuva que podem ultrapassar os 100 mm, principalmente na região sul.

Entretanto, em meados de maio, a tendência é de que Mato Grosso do Sul entre em um período de tempo mais seco e estável, característico do outono na região.

Fale com a Redação