Trabalhos e projetos desenvolvidos nas unidades da Rede de Assistência Social do município foram destacados durante a quinta edição do “Seminário Boas Práticas de Assistência Social”, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O evento, que já se tornou uma tradição desde 2018, tem como objetivo divulgar as práticas exitosas desenvolvidas junto aos usuários da Rede.
Além de fazer alusão aos 31 anos da Lei Orgânica de Assistência Social, o Seminário promove a troca de experiências entre os trabalhadores do SUAS e se constitui como um espaço democrático para a troca de saberes e reflexões. Essas discussões têm como foco o aprimoramento das ações destinadas a atender os usuários, em conformidade com os pressupostos da Política de Assistência Social.
“É um momento de evidenciar o trabalho realizado pelos profissionais da Assistência Social de Campo Grande, demonstrando todo o esforço, preparo e aprimoramento que cada trabalhador dedica para o desenvolvimento de suas atividades dentro desta política, evidenciando toda expertise necessária para o bom resultado dos serviços”, destacou a superintendente de Gestão do SUAS, Marcilene Rodrigues.
Neste ano, 18 práticas exitosas foram inscritas e analisadas pelo Núcleo de Educação Permanente, conforme regulamento. Dentre elas, cinco foram selecionadas para apresentação oral durante o Seminário. As demais, junto com as cinco escolhidas, serão publicadas posteriormente no e-book do evento.
A gerente de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS, Elaine Rodrigues Teles, enfatizou que o Seminário tem como principal objetivo dar visibilidade às ações desenvolvidas pelos trabalhadores da assistência social nos equipamentos da SAS. “É o momento de troca de experiência, trocas de saberes para enaltecer esse trabalhador, que no seu dia a dia busca com dedicação executar o seu trabalho da melhor forma, com qualidade, visando a oferta de um serviço qualificado, além de trazer a reflexão sobre as ações desenvolvidas por esses trabalhadores nos nossos equipamentos”, ressaltou.
Para o secretário de Assistência Social, José Mário Antunes, o compartilhamento de boas práticas reforça a importância da construção coletiva das ações realizadas. “O Seminário apresenta indicativos de ferramentas efetivas e caminhos a seguir para a qualificação do trabalho, sempre buscando o aprimoramento do atendimento ofertado ao público usuário do Sistema Único de Assistência Social”, afirmou.
Os temas apresentados no Seminário variaram desde projetos de reordenamento de fluxo no Centro POP até práticas voltadas para visitas domiciliares com o objetivo de prevenir o isolamento social dos usuários.
Trabalhos apresentados:
- Boas Práticas em Educação Permanente: “Relatório Socioassistencial Multiprofissional: Supervisão Técnica na SAS”.
Autores: Ana Maria de Oliveira Espindola, Dhyanna Alves Mancilla, Leatrice de Castro Maria, Rafaela França da Silva Della Santa e Cleberson da Silva Alves. - CRAS Vila Gaúcha: “Troca de Saberes: uma experiência de referenciamento técnico na OSC Instituto Manoel Bonifácio”.
Autoras: Gabriela Mônaco e Bethânia dos Santos Porto.
Coordenadora: Léia Guimarães Quirino Senna. - CRAS Jardim Aeroporto: “Fragmentos do cotidiano na proteção social básica: O Papel do Profissional de Psicologia e de Serviço Social”.
Autoras: Marilena Bestetti e Junia Cristina Alves Gonçalves Verbisck.
Coordenadora: Marilena Bestetti Gonçalves Verbisck. - CENTRO POP: “Reordenamento do Fluxo de Atendimento e Processos de Trabalho do Centro POP: Superando Fragilidades”.
Autores: Catiane Duarte Diniz Rezende, Cristhian Jorge Canedo de Freitas, Eduardo Vaz e Otília Severo.
Coordenadora: Catiane Duarte Diniz Rezende. - CRAS Vila Gaúcha: “Visita Domiciliar: Um Instrumento de Prevenção ao Isolamento Social”.
Autoras: Lucimeire dos Santos Hohlenwerger Barr.