26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 14 de novembro, 2024
spot_img

Senar ‘ensina’ destino correto de resíduos para uma produção sustentável e de qualidade

O destino de resíduos corretamente é base para produção mais sustentável e com qualidade. Esta é premissa de Curso de Gestão de Resíduos em Propriedades Rurais, que é oferecido gratuitamente pelo Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em MS). A formação vem como o assunto para o #EducaçãonoCampo desta semana, realizado pela instituição e que visa mostrar a gestão eficiente dos resíduos de uma propriedade rural como prática fundamental para se obter sistemas de produção com mais qualidade e sustentabilidade.

Segundo o instrutor Laurindo Petelinkar. haverá detalhes de como classificar, separar e dar destinação correta a esses resíduos, entre os temas abordados em curso gratuito do Senar. Com carga horária de 24 horas/aula, a capacitação apresenta as principais diretrizes para a gestão eficiente dos resíduos em todas as etapas de uma atividade agropecuária.

“Fazemos primeiro o aluno entender o que é um resíduo. Existem os sólidos, líquidos ou efluentes, que podem contaminar solo e afluentes, os gasosos e os radioativos. Há também a classificação como ‘perigosos’ e ‘não perigosos’. Para o manejo é preciso conhecer as etapas, desde a geração até a separação e destino, tudo baseado na legislação ambiental”, explica o instrutor.

Ele complementa que, no campo, os tipos de resíduos devem ter uma atenção especial. “Há peculiaridades dos resíduos rurais, que são os domésticos, ou aqueles gerados em barracões, oficinas mecânicas e medicamentos veterinários”, diz.

Aprender ou aperfeiçoar para melhorar mais

Laurindo Petelinkar avalia que o produtor rural tem feito muito bem sua lição de casa. “No ranking mundial, o Brasil lidera em relação ao descarte correto das embalagens de defensivos, por exemplo. Todo setor do agro tem o mérito de projetar o país como o que mais devolve embalagem vazia para ser reciclada e ter a destinação correta. O produtor rural tem a responsabilidade de fazer a tríplice lavagem das embalagens vazias, armazenar e levar para os postos de recebimento. Mais de 94% de todas as embalagens primárias são devolvidas para a reciclagem”, ressalta o instrutor do Senar/MS.

Cursos

Ficou interessado? Procure pelo sindicato rural do seu município e confira o calendário de cursos. CLIQUE AQUI para mais informações. Na editoria #MercadoAgropecuário você fica por dentro do tema desta semana: Conservação do Solo.

Fale com a Redação