22.8 C
Campo Grande
domingo, 13 de abril, 2025
spot_img

Senar/MS forma 134 técnicos e destaca impacto da qualificação no campo

O Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em Campo Grande, foi palco, nesta sexta-feira (11), da cerimônia de formatura de 134 alunos dos cursos técnicos do Senar/MS, com transmissão ao vivo pelo canal do Sistema Famasul no YouTube. A celebração marcou a conclusão de turmas das áreas de Agronegócio, Agropecuária, Florestas, Fruticultura e Zootecnia.

O evento reforça o impacto positivo da qualificação profissional de técnicos para o mercado de trabalho. É o caso dos formandos do curso técnico em Agropecuária, em que 80% deles já estão empregados. 

Para o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, a missão do Senar/MS é transformar vidas, ao levar esse conhecimento aos alunos para que eles sejam multiplicadores. “É de extrema importância nós conseguirmos capacitar mais pessoas para irem ao campo, com uma responsabilidade muito grande, principalmente a de produção, de qualificar o nosso produtor, de levá-lo a um novo patamar. Isso é responsabilidade que esses novos técnicos terão”, explicou. 

O formando do curso técnico de zootecnia, Rafael Maia, do polo Centro de Excelência, destacou a importância do aprendizado para o exercício profissional. “Hoje, saímos daqui capacitados para atuarmos no mercado de trabalho, com competência e responsabilidade, consciente da nossa missão com o desenvolvimento sustentável do agronegócio e com o compromisso de sermos os profissionais que o mercado procura”, destacou.  

Na ocasião, coordenadores de polos e mestres receberam homenagens de agradecimento dos formandos, pelo apoio e mão amiga nos momentos de  incertezas e pela preparação deles para um futuro.  

“Nossos coordenadores são guias, apoiadores e, muitas vezes, a mão amiga, que nos orienta nos momentos de dúvidas e incertezas e fazem com que cada etapa da nossa formação aconteça com qualidade, preparando-nos para um futuro promissor”, disse o formando Welington Oliveira, do curso técnico de zootecnia, do polo de Sidrolândia. 

“Em dois anos intensos, vocês não transmitiram apenas conhecimentos específicos, mas também nos ensinaram o valor do aprendizado contínuo e da perseverança”, disse a formanda Thayslla Danchen, do curso técnico de agropecuária, do polo Centro de Excelência, ao prestar homenagem aos professores.
 
Estiveram presentes no evento, alunos, coordenadores e professores dos polos de Campo Grande (Centro de Excelência e Sindicato Rural), Coxim, Corumbá, Ivinhema, Sidrolândia, Maracaju e Três Lagoas. Atualmente, o Senar/MS conta com 15 polos de ensino técnico em Mato Grosso do Sul, incluindo também os municípios de Aparecida do Taboado, Anastácio, Angélica, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados e Inocência.

A solenidade contou com a presença do diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella; da diretora-técnica do Senar/MS, Mariana Urt; do chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa; da diretora do Sindicato Rural de Campo Grande, Cláudia Novaes; e da diretora-tesoureira do Sindicato Rural de Ivinhema em Novo Horizonte do Sul, Edy Tarrafel.

Fale com a Redação