21.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 16 de setembro, 2024
spot_img

Senar/MS forma 247 novos técnicos em cinco áreas do agro

Na manhã desta quinta-feira (05), o Senar/MS realizou a formatura de 247 novos técnicos em Agropecuária, Agronegócio, Fruticultura, Florestas e Zootecnia. A cerimônia aconteceu no Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em Campo Grande, e contou com a presença do presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Lucas Galvan, e o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella.

Os formandos são oriundos dos polos Senar/MS de Aparecida do Taboado, Campo Grande, Centro de Excelência, Corumbá, Coxim, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Sidrolândia e Três Lagoas. Por meio dessas formações, a instituição impulsiona a educação profissional rural e contribui para o avanço socioeconômico de cada município e do estado de Mato Grosso do Sul.

Senar/MS forma 247 novos técnicos em cinco áreas do agro
Foto: Divulgação

“Esse conhecimento que vocês adquiriram é fundamental para garantir aos nossos produtores a confiança no trabalho que irão realizar. Os resultados alcançados farão a diferença na vida deles no campo, gerando lucros que os incentivarão a permanecer no estado e na atividade rural. Parabéns a todos!”, destacou Bertoni durante sua fala de boas-vindas.

Galvan ressaltou o quanto o Senar/MS impulsiona a promoção social, por meio dos cursos gratuitos de formação profissional, além da Assistência Técnica e Gerencial aos produtores rurais do estado.

“Ao longo dos anos, o Senar tem se destacado pela inovação e oferta de novas oportunidades de conhecimento e educação. Hoje, celebramos a conclusão de mais um ciclo de formação de técnicos no estado de Mato Grosso do Sul que elenca o objetivo da instituição de transformar vidas no meio rural, atendendo às demandas do mercado. Este novo profissional encontrará diversas oportunidades e, com certeza, contribuirá para levar mais resultados ao campo.”

Senar/MS forma 247 novos técnicos em cinco áreas do agro
Foto: Divulgação

O curso técnico em Zootecnia formou sua primeira turma durante o evento. Lançado em 2022, a capacitação, de 1.200 horas, preparou os profissionais para atuar nas áreas de manejo, nutrição, reprodução e saúde animal, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio em Mato Grosso do Sul.

“É a realização de um sonho, e espero alcançar grande sucesso profissional com este curso. Meu objetivo é atuar na área e aplicar tudo o que aprendi ao longo desses dois anos com os professores”, disse Adenir Martins, formanda em Zootecnia.

“Vi no curso a oportunidade de crescer profissionalmente. Sou pecuarista e pequeno produtor, busquei me atualizar e o curso foi uma excelente oportunidade. As aulas foram ótimas, os professores, excelentes, e todo o apoio que recebi foi essencial”, destacou João Henrique, também formando em Zootecnia.

A educação formal do Senar/MS, que existe desde 2015, já formou mais de mil profissionais nas áreas de agronegócio, florestas, fruticultura e agropecuária. Com a inauguração do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em 2018, as oportunidades de capacitação foram ampliadas, beneficiando mais de 350 pessoas.

Também estiveram presentes: presidente do Sindicato rural de Maracaju, Marco Antônio Guimarães; presidente do Sindicato rural de Maracaju, Paulo Stefanello; e a diretora-tesoureirado sindicato rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Tarrafael.

Fale com a Redação