Em quatro módulos, mais servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) estarão preparados para compreender o universo que envolve normas, procedimentos e protocolos que uma equipe de cerimonial deve seguir para proporcionar a melhor experiência possível a quem frequenta a Casa de Leis.
Nesta segunda-feira (14) iniciou a primeira aula ministrada pela diretora de Cerimonial da ALEMS, Severina Silva, e pela servidora, cerimonialista e bacharel em Direito, Vivian Hungaro. Proposto pela Escola do Legislativo da ALEMS Senador Ramez Tebet, o evento ocorreu na sala multiuso e foi aberto pela presidente de honra, secretária de Recursos Humanos, Marlene Figueira, representando a presidente da Escola, deputada Mara Caseiro (PSDB).
“Obrigada a todos que se interessaram pelo curso, que vai proporcionar ensinamentos técnicos fantásticos. Não há nesse estado quem não conheça a Severina, que eu acredito que ser a melhor cerimonialista que eu já vi, porque ela não só acompanha as autoridades, ela também faz locução, ela faz tudo. Sou encantada com o trabalho dela e a Vivian também, que passou em primeiro lugar no concurso, não preciso nem falar, que diante disso vocês terão um ótimo curso”, destacou Marlene.
O evento iniciou às 10h e tem como alguns dos conteúdos o organograma da ALEMS, a etiqueta, o uso das tecnologias, quanto à lista de autoridades, ramais, intranet, mailing, entre outros. Severina explicou que o curso também será uma troca de experiências. “Sei que temos servidores aqui que nos acompanham há alguns mandatos, mas tem outros que estão chegando agora e procuram a gente com muitas dúvidas. Então esse curso é para a gente passar tudo o que a gente sabe, pois isso aqui é uma parceria e nós estamos aqui para fazer o melhor em prol da Assembleia”, ressaltou.
Vivian detalhou sobre os módulos. “Esse primeiro foi uma visão mais geral sobre nossas funções típicas e administrativas. Os demais vamos entrar de cabeça nos eventos, trazendo o passo a passo, com uma apostila sendo um material de consulta aos gabinetes e setores, mostrando como funciona e vamos mergulhar depois no protocolo, com a legislação que dá base para a atuação, com objetivo de instruir o servidor, por exemplo, ao gabinete para informar melhor seu deputado, assessorando de forma mais precisa. Nosso curso é para que facilite a execução dos eventos, a transparência e o relacionamento, porque nós não trabalhamos sozinhos”, explicou.
Participante do curso, a servidora Elaine Paes, do gabinete do deputado Roberto Hashioka (União), elogiou a iniciativa. “A gente acompanha o deputado nos eventos, além de saber de toda a dinâmica, viemos para poder aprimorar. Porque, por mais que saibamos o que acontece aqui na ALEMS no dia a dia, tem muito conhecimento que não temos base”, ponderou. Uma nova turma será aberta para o período vespertino devido a alta procura. Informações pelo ramal: 6261.