Foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) o primeiro caso de raiva em morcego deste ano de 2025. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (31).
Conforme o comunicado, o animal foi localizado no bairro São Francisco e recolhido pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
O morcego já passou pelos exames laboratoriais, que atestaram a presença do vírus. Apesar do fato, a Sesau afirmou que não há motivos para preocupações.
Isso porque recentemente a região passou por uma campanha de vacinação antirrábica, garantindo ampla cobertura preventiva.
A pasta afirmou também que não será necessário realizar o bloqueio vacinal. Em 2024, foram confirmados seis casos de raiva em morcegos.
A orientação é evitar qualquer contato direto com morcegos, especialmente se forem encontrados caídos ou com o comportamento anormal.
Caso encontre um morcego nessa situação, acione imediatamente o CCZ pelos telefones (67) 3313-5000 ou (67) 2020-1794 (horário de plantão).
A doença
O Ministério da Saúde explica que a raiva é uma doença infecciosa aguda grave viral que pode acometer mamíferos, inclusive os humanos.
Animais domésticos, como cães e gatos, também podem ser infectados e transmitir a doença e, por isso, é importante a vacinação humana e animal.
A doença é transmitida pela saliva dos animais contaminados. Assim, mordidas, arranhões e lambidas dos bichos podem ser a porta de entrada do vírus.
Quando a enfermidade se instala, surge uma encefalite (inflamação no cérebro que pode aparecer durante infecções por vírus e bactérias) progressiva.