22.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 20 de fevereiro, 2025
spot_img

Sesau inicia mutirão de consulta em saúde mental

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou nesta segunda-feira (17) o mutirão de saúde mental para adultos, com atendimentos de psiquiatria de pacientes que aguardavam pelo agendamento através do Sistema de Regulação (SISREG). Em média, estão sendo atendidos 120 pacientes por dia e a expectativa é que, até a primeira quinzena de abril todos que estão agendados já tenham passado pela consulta. 

Os atendimentos acontecem o dia todo através de agendamento previamente feito via central telefônica. “Nós iniciamos as ligações para esses pacientes na semana passada e hoje, já estão sendo feitas as primeiras consultas”, explica a coordenadora da rede de atenção psicossocial e psiquiatra, Gislayne Budib. 

Para ela, a medida tomada pela pasta é de suma importância para garantir qualidade no fornecimento à saúde mental a estes pacientes. “São pelo menos, quatro psiquiatras por turno e além dessas primeiras consultas, que irão definir se o paciente continua o acompanhamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), ou se poderá ser manejado pela unidade de saúde da família da região onde mora, o ambulatório e o atendimento por demanda espontânea continuam normalmente”, conclui. 

Além da triagem de pacientes adultos, também está sendo agendada a consulta para psiquiatria de crianças e adolescentes que aguardam no Sisreg. “Nós somos referência para o atendimento psiquiátrico infantil de grande parte do estado, mas nossa prioridade neste primeiro momento é de pacientes que residem aqui, eles serão nosso foco”, explica Gislayne. 

Dificuldades para contato com pacientes

A psiquiatra também lamenta a dificuldade que tem se apresentado para que se encontre os pacientes que estão aguardando agendamento, uma vez que, em muitos casos, a equipe já tentou contato em momentos anteriores, mas não consegue localizar o requerente. 

“A gente pede, por gentileza, que quem está aguardando por essa consulta, vá até a unidade de saúde mais próxima de sua casa para atualizar seus dados pessoais e telefone. Há pacientes que já tentamos contato três ou quatro vezes, mas não conseguimos e ele segue aguardando pelo atendimento”, comenta a psiquiatra.

Fale com a Redação