A 25ª edição do Showtec foi a maior de todos os tempos, segundo avaliação da Fundação MS, organizadora do evento que aconteceu entre os dias 25 a 27 de maio em Maracaju. De acordo com o presidente Luciano Muzzi Mendes, o número de empresas expositoras, a quantidade de pessoas envolvidas para a organização da feira, a estrutura utilizada, o público visitante, a qualidade das palestras técnicas apresentadas e o valor de negócios fechados durante o período demonstraram a força de Mato Grosso do Sul na construção de um estado voltado ao agronegócio.
“Fazemos uma feira voltada para os negócios dos setores que estão ligados ao agro e incluímos as palestras técnicas para que produtores, consultores, empresários, e profissionais possam ter acesso ao melhor e mais recente conhecimento dos estudos desenvolvidos. Agregamos tudo isso para que o visitante possa vir ao Showtec e sair com uma nova experiência. Nessa edição, superando as expectativas, foi a maior de todos os tempos, em tamanho, em visitações e em volume comercial”, disse.
Durante os três dias, mais de 20 mil pessoas passaram pelo local e a quantidade de negócios realizados superaram os R$ 400 milhões, a maior quantia financeira já movimentada em comparação com todas as outras edições. O número de expositores também bateu recorde, superando 140 empresas disponibilizadas nos 120 hectares da sede da Fundação MS.
O volume de negócios foi 125% maior do que o realizado na edição de 2020. Um dos fatores que facilitaram na superação dos dados, foi a agilidade da rede bancária na aprovação do crédito do cliente e pagamento do fornecedor para a liberação do produto adquirido. “Muitos negócios foram concretizados dentro da feira. A rede bancária foi célere e ágil ao ponto de o fornecedor ser pago durante a feira e o cliente ir embora com a chave da máquina em mãos”, destacou o diretor executivo da Fundação MS, Alex Marcel Melotto.
As novidades na programação técnica também permitiram que os visitantes pudessem ter acesso a um conhecimento aprofundado sobre diversas áreas do setor produtivo. Com dois locais para apresentações, foram realizados nove painéis e 18 palestras com os maiores especialistas do Brasil que abordaram temas como raízes profundas, excelência no plantio, plantas daninhas, escassez de fertilizantes, soluções para o agro, enfezamento e desenvolvimento agrícola no Mato Grosso do Sul.
A Arena Showtec teve novo formato e possibilitou que mais de 400 pessoas pudessem assistir as palestras ao vivo em um espaço de 800 m², com um painel de led de 24m². Na Trincheira Show os participantes puderam conhecer mais com o que acontece abaixo do solo. O espaço teve 600m² e capacidade para 300 participantes, sendo que o fosso teve 30 metros de comprimento, 2,3 metros de profundidade, 3 metros de largura e abrangeu 13 tratamentos e sete culturas e contaram com um painel de led de 15m². A inovação deste ano para esses dois espaços ficou por conta da transmissão ao vivo das palestras. Até a publicação deste conteúdo, mais de 1.200 pessoas visualizaram as palestras. Os vídeos estão disponibilizados no canal do Youtube da Fundação MS e deverão ser retirados em breve.
“Nós pensamos em disponibilizar uma feira que permitisse que o visitante tivesse acesso ao que ele desejava. Mas mais do que tudo isso, gostaria de agradecer a todos os envolvidos: colaboradores da Fundação MS, que se dedicaram para que tudo isso fosse feito com todo cuidado, cada um dentro das suas funções, aos visitantes que vieram prestigiar o evento e aos nossos expositores, pela confiança no Showtec. Esses três pilares são fundamentais para fazer uma cadeia produtiva cada vez mais forte”, ressaltou o presidente.
O já tradicional anúncio do próximo evento também é uma novidade deste ano. “Estamos estudando a melhor data para que todos os envolvidos possam ter acesso a um evento ainda maior e melhor”, concluiu o presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes.