28.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 27 de janeiro, 2025
spot_img

Sisu 2025: Resultado da chamada regular será divulgado neste domingo

Neste ano, são ofertadas quase 5 mil vagas em instituições públicas de ensino superior de Mato Grosso do Sul. No país são são mais 261 mil vagas

A chamada regular do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2025 será divulgada neste domingo (26). O programa é a principal forma de acesso a vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil.

Os candidatos aprovados deverão consultar a instituição de ensino correspondente para verificar o processo de matrícula e realizar a entrega da documentação. O prazo para matrícula da chamada regular tem início nesta segunda-feira (27).

Vagas ofertadas

Neste ano, o Sisu disponibiliza 261.779 vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. Deste total, cerca de 68 mil vagas são destinadas a cursos de licenciatura, com incentivo financeiro específico para os estudantes, por meio do programa Pé-de-Meia Licenciaturas.

Em Mato Grosso do Sul foram disponibilizadas 4.880 vagas. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) tem 1.725 vagas ofertadas no Sisu, para 125 cursos. Já a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) oferta 947 vagas pelo Sisu, em 37 cursos.

Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) serão 1.288 vagas, distribuídas em 68 cursos de 14 cidades. O IFMS confirmou a oferta de 920 vagas abertas pelo Sisu, com ingresso no primeiro e segundo semestres de 2025, dependendo do curso. 

Documentação necessária

A entrega dos documentos para a matrícula deve ser feita diretamente na instituição onde o candidato foi aprovado. Algumas universidades permitem a entrega online, enquanto outras exigem a apresentação presencial. Recomenda-se que os candidatos confirmem com antecedência as exigências e prazos.

Os documentos geralmente solicitados incluem:

  • RG ou CNH;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio ou histórico escolar;
  • Título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • Documento que comprove regularidade com o serviço militar (para homens);
  • Fotos 3×4.

Candidatos aprovados por cotas podem precisar apresentar documentação adicional, como autodeclaração étnico-racial.

E se não passar?

Quem não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 26 e 31 de janeiro, pelo Portal Acesso Único. As instituições participantes utilizarão a lista de espera ao longo do ano para preencher eventuais vagas não ocupadas.

Incentivo a licenciaturas

Uma das novidades deste ano é o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece um incentivo financeiro de R$ 1.050 mensais para estudantes de licenciatura. Para ser elegível, é necessário:

  • Participar do Enem com nota igual ou superior a 650 pontos;
  • Optar por um curso presencial de licenciatura por meio do Sisu, Prouni ou Fies.

Os estudantes aprovados deverão manifestar interesse na bolsa entre 17 de fevereiro e 30 de março.

Fale com a Redação