22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 27 de setembro, 2024
spot_img

Técnico em secretariado: saiba mais sobre a profissão que transita entre assessoria e organização de eventos

Curso é oferecido na modalidade a distância pelo Senac EAD, com duração de 13 meses e diploma reconhecido pelo MEC

A atividade secretarial no Brasil foi impulsionada em 1950 com a chegada das corporações multinacionais, no entanto, pesquisas acadêmicas revelam que os primeiros relatos datam de 500 A.C., ao compararem o trabalho realizado pelos escribas. Na atualidade, esse profissional acumula várias competências, as quais incluem assessoria dos gestores empresariais, organização de eventos corporativos e trabalho remoto.

Quando o assunto é o perfil avaliado pelos recrutadores, são analisados os seguintes aspectos: domínio das novas tecnologias, comunicação verbal e escrita, organização e senso de tempo e prioridades. Isso porque o profissional de secretariado necessita conhecer todos os departamentos da empresa, a fim de oferecer um atendimento assertivo ao público interno e aos clientes da organização.

Vinicius Mitto, docente do curso Técnico em Secretariado, do Senac EAD indica conhecimentos que são essenciais para os interessados em trabalhar na profissão ou que queiram se atualizar: “É fundamental o domínio da norma culta da língua portuguesa, ter senso de responsabilidade no trato com documentos, informações, ser discreto e sigiloso. Isso porque esse profissional atua diretamente com o gestor da empresa e tem acesso a números, dados e materiais importantes”, explica.

Atendimento virtual

Apesar da atuação remota de secretárias e secretários existir antes da medida de isolamento social, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, foi intensificada com a adoção do home office. Outro cargo que ganhou espaço no mercado foi o assistente virtual que surgiu como uma oportunidade de empreendedorismo para os profissionais de secretariado, que podem atuar de maneira autônoma e atender diferentes clientes.

É válido esclarecer que o trabalho realizado pelo assistente virtual é parte de várias atribuições realizadas pelo secretário remoto. Outro esclarecimento oportuno diz respeito a nomenclatura dos cargos ocupados pelos profissionais de secretariado. O temo assistente identifica o secretário técnico, enquanto assessor identifica os profissionais executivos.

Sobre a modalidade de atendimento virtual, Vinicius faz algumas observações: “Os trabalhadores que atuam de forma remota devem ter um domínio grande de suas responsabilidades, bem como atuarem de forma empreendedora. É comum que uma secretária com atendimento remoto assessore vários gestores, que são seus clientes, o que modifica a relação tradicional no âmbito empresarial”, acrescenta o especialista.

A profissão atrai muitos jovens por oferecer condições de desenvolvimento na carreira. Um dos cargos mais procurados é o de recepcionista em empresas, no qual o trabalhador pode se especializar e conquistar promoções. Há ainda a possibilidade de atuar como temporário em eventos, feiras e congressos.

É importante esclarecer que o curso Técnico em Secretariado é requisito obrigatório para obtenção do registro profissional de Secretária Técnica, emitido pelo Ministério da Economia, por intermédio de sua secretaria de trabalho. A apresentação do registro profissional é obrigatória em seleções públicas, concursos ou mesmo para concorrer a vagas em grandes companhias.

O docente do Senac EAD destacou ainda algumas dicas para quem se interessa em aprimorar os conhecimentos na profissão:

– Estudo de idiomas são diferenciais, principalmente em corporações e indústrias;

– Dominar e se atualizar sobre as regras gramaticais e ortográficas da língua portuguesa;

– Buscar qualificação na área de gestão de pessoas, pois, é muito comum o profissional gerenciar equipes terceirizadas.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais para avaliações.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em www.ead.senac.br  Há também uma programação diversificada de cursos presenciais que pode ser conferida em www.senac.br

Informações para imprensa – Senac EAD

Fale com a Redação