28.8 C
Campo Grande
terça-feira, 15 de abril, 2025
spot_img

Técnicos do TCE-MS encerram ciclo de palestras da Mentoria da Assomasul com foco no e-Sfinge

Entre os dias 8 e 11 de abril, auditores e técnicos do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul participaram do Programa de Mentoria da Assomasul, conduzindo uma série de capacitações voltadas à implantação do sistema e-Sfinge. A iniciativa reuniu servidores dos 79 municípios do Estado com o objetivo de orientá-los sobre os principais desafios e funcionalidades da nova plataforma.

Desde janeiro de 2025, o e-Sfinge (Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão) passou a ser a nova ferramenta oficial de envio das prestações de contas dos órgãos jurisdicionados. A plataforma permite a remessa automática de dados por meio de interface de programação (API), tornando os processos mais rápidos, seguros e transparentes.

As palestras promovidas pelos especialistas do TCE-MS, Jonathan Aldori Alves de Oliveira técnico de TI, e os auditores de controle externo Anahi Philbois, Telma Yule, Denis Antônio Barbosa de Souza e Lázaro Maxwel Borges, abordaram temas fundamentais para a modernização administrativa, como: planejamento governamental, atos jurídicos e de pessoal, execução orçamentária, registros contábeis e gestão fiscal.

De acordo com a auditora de controle externo do TCE-MS, Anahi Philbois, já é possível perceber que os jurisdicionados estão mais familiarizados com o uso do novo sistema e-Sfinge. “Notamos uma evolução significativa no nível das perguntas, que agora são mais técnicas e específicas. Isso demonstra que os usuários já estão operando o sistema e compreendendo sua proposta. Eles reconhecem os benefícios da digitalização para otimizar seus processos de trabalho.”

O diretor do Departamento de Informações Estratégicas do TCE-MS, Geanlucas Júlio de Freitas, destacou que a participação do Tribunal no Programa de Mentoria representa um passo importante na consolidação do novo modelo de fiscalização.

“O e-Sfinge marca uma virada de chave na forma como os dados da gestão pública são coletados, analisados e utilizados para o controle externo. Capacitar os municípios é fundamental para que todos compreendam não apenas o funcionamento técnico da ferramenta, mas também o seu papel estratégico na construção de uma administração mais eficiente, transparente e conectada com as demandas da sociedade.”

Com a implantação do sistema, o Tribunal fortalece sua capacidade de monitoramento em tempo real, promovendo mais eficiência na fiscalização e contribuindo para uma gestão pública moderna e responsável em todo o Mato Grosso Sul.

Fale com a Redação