37.8 C
Campo Grande
terça-feira, 24 de setembro, 2024
spot_img

Tempestade ‘fast food’ surpreende CG com chuva forte até granizo e alguns estragos

Aquela conhecida popularmente ‘chuva de manga’, que cai muito rápido, de repente e forte, em geral nos períodos de Verão, caiu como temporal no começo da tarde desta quinta-feira (19), em Campo Grande. O calor de altas temperaturas podem produzir a tempestade, que surpreendeu os moradores de diversos bairros da Capital, por ter sido até ‘fast food’ (de entrega rápida’, mas que chegou com força e por vir acompanhado de pedras de granizo, principalmente na região norte do município, na saída para Cuiabá.

Contudo, a surpresa e alguns transtornos também chegaram em praticamente toda cidade, no inicio da tarde de hoje, por volta das 13 horas. Ocorreu queda da energia elétrica, queda de árvores e postes, que atingiram teto de residências e etc. O tempo e volume de chuvas foi relativo, pois em alguns lugares foi bem rápido, com até 5 minutos, já em outros levou mais tempo, chegando a um total de tempestade durando 33 minutos e ventos que atingiram 76 km/h, por Campo Grande.

Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, houve registro de 28 mm de precipitação e até queda na temperatura na Capital. Houve relatos de chuva de poeira e após águas forte na região do Aero Rancho, Piratininga, Jockey Club/Marcos Roberto, que ficam na região sul, e também no Centro, na Coophavilla e Taveirópólis e outros bairros ao redor na região Oeste.

Assim, o volume de chuva aliado aos ventos e granizo ocasionou queda de árvores, derrubou poste, danificou rede elétrica e fez até telhado atingir portão. Na avenida Duque de Caxias, região dos quarteis, um poste de energia caiu com a força do temporal e a região está sem energia elétrica.

Tempestade 'fast food' surpreende CG com chuva forte até granizo e alguns estragos
Moradores comparam tamanho das pedra de gelo

Os semáforos estão desligados na região e é necessário redobrar o cuidado ao trafegar pela região que leva ao Aeroporto da Capital. Houve relatos de falta de energia elétrica também nos bairros Marcos Roberto, Taveirópólis e Planalto até o momento.

Granizo e outros estragos

Em menos de 30 minutos, o tempo fechou anunciando chuva forte. O temporal começou e logo começaram a cair as pedras de gelo, os granizos, no caso algumas até bem grandes.

O temporal de granizo atingiu região do centro-norte na Vila Planalto e Vila Sobrinho. Já com mais intensidade e por quase toda região norte, nos bairros vizinhos Nossa Senhora das Graças e Coophasul, e Vila Nasser, Santa Luzia e Vila Marli.

Na porta e estruturas da Base Aérea de Campo Grande foram afetadas. Uma árvore de grande porte foi arrancada do chão pela força dos ventos e da chuva. A portaria e o muro foram atingidos.

Tempestade 'fast food' surpreende CG com chuva forte até granizo e alguns estragos
(Foto: Alex Machado)

Além disso, em frente ao local da árvore, um poste com fios de telefonia também foi derrubado. Os fios ficaram em contato com a Avenida Duque de Caxias. Faixas de propaganda de um supermercado atacadista foram arrancadas. O semáforo que orienta o trânsito no cruzamento da Rua Itatiaia com a avenida ficou desligado.

No Trevo Imbirussu, que é importante ligação na região oeste de Campo Grande, uma árvore também de grande porte caiu e atrapalhou o trânsito. O trevo conecta as Avenidas Marechal Deodoro, Manoel da Costa Lima, Rua Bandeirantes e Rua Brilhante.

No bairro Santo Antônio , na Rua dos Caiuás, próximo ao número 400, um telhado de estrutura provisória voou com a força dos ventos e foi lançado em portão de residência. Na mesma via, um poste foi danificado e os fios de energia estão em contato com o asfalto.

Tempestade 'fast food' surpreende CG com chuva forte até granizo e alguns estragos
Tempestade 'fast food' surpreende CG com chuva forte até granizo e alguns estragos
Fale com a Redação