29.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 17 de outubro, 2024
spot_img

Temporal com ventos que podem chegar aos 100 km/h pode atingir MS a partir da sexta-feira

Todo o Mato Grosso do Sul vai entrar em alerta para o risco de temporal, segundo aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quinta-feira (17).

A previsão aponta para a ocorrência de chuva entre 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 60 a 100 km/h e até queda de granizo.

Ainda conforme o Inmet, ha risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O alerta abrange todos os 79 municípios do estado, iniciando às 0h de sexta-feira (18) e finalizando às 23h59 de sábado (19).

Ontem (16), a cidade de Paraíso das Águas foi atingida por um forte temporal. Os ventos arrancaram um barracão, que ficou retorcido.

Temporal com ventos que podem chegar aos 100 km/h pode atingir MS a partir da sexta-feira
Estrutura destruída por vendaval em Paraíso das Águas (Foto: BNC Noticias)

O temporal é consequência da atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, aliado ao transporte de calor, umidade e deslocamento de cavados, sobre o estado.

Por conta destes fatores, será favorecido o aumento de nebulosidade, chuvas e tempestades, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) reforçou que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.

Além disso, é recomendável que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de queda de árvores, ligue 156.

A primeira quinzena de outubro fechou com acumulados de 60 mm a quase 90 mm em vários locais no centro-sul de Mato Grosso do Sul.

O Centro Nacional de monitoramento e Alertas Desastres Naturais (Cemaden) já registrou quase 64 mm acumulados em Campo Grande, 78 mm em Dourados, cerca de 86 mm em Juti e quase 84 mm em Caarapó.

Fale com a Redação