Jovens de sexo masculino que completaram 18 anos neste ano terão até o dia 30 de junho para realizar a inscrição.
Termina neste domingo (30), o prazo para o alistamento no serviço militar no Brasil em 2024. Jovens do sexo masculino, que completaram 18 anos neste ano, devem realizar a inscrição.
O alistamento pode ser realizado pelo site oficial, através deste link, ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar mais próxima, levando a certidão de nascimento ou documento de identidade (RG), comprovante de residência, foto recente 3×4 e o CPF.
Após o alistamento, o jovem pode receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) ou poderá ser chamado para servir em uma das forças armadas brasileiras.
No caso de jovens que moram no exterior, é necessário buscar as repartições consulares ou as Embaixadas do Brasil. Clique aqui para fazer a consulta.
Quem não cumpri com o alistamento obrigatório fica impossibilitado de tirar passaporte, se matricular em uma instituição de ensino superior e assumir cargos públicos.
Aqueles que ingressarem como soldado e tiverem o tempo de serviço prorrogado, podem atingir a graduação máxima de 3º Sargento Temporário.
O jovem dispensado do Serviço Militar Obrigatório será licenciado e passa a compor a reserva da força armada que serviu até completar 45 anos de idade.
De acordo com a Junta de Serviço Militar de Campo Grande, a média de alistamentos na Capital é de 6 mil jovens, dos quais aproximadamente 1,2 mil são convocados. Até a última quinta-feira, 5,5 mil jovens já haviam se registrado somente em Campo Grande.