33.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 24 de janeiro, 2025
spot_img

Terminam hoje o prazo para as inscrições postergadas do Fies

Complementação das informações das inscrições de 2024 no Fundo de Financiamento Estudantil, prorrogadas para o primeiro semestre de 2025, deve ser feita pela página do Fies Seleção

Os candidatos com inscrições postergadas nos dois processos seletivos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) 2024 têm até está sexta-feira (24) para complementá-las na página da seleção.

As regras e o cronograma detalhados estão estabelecidos no Edital nº 1/2025, disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na seção de legislação do Fies. Para concluir a complementação da inscrição, é necessário seguir todos os requisitos e procedimentos descritos no edital.

Após complementar a inscrição, o candidato deve validar as informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior. Esse processo requer a entrega de documentação, que pode ser feita fisicamente ou de forma eletrônica, a partir do dia seguinte à complementação e em até cinco dias úteis.

Etapas de validação

Os estudantes também precisam validar suas informações junto a um agente financeiro no prazo de até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a validação pela CPSA. A contratação do financiamento pode ser realizada de forma digital ou presencial, dependendo da disponibilidade do agente financeiro.

Dispensa de comprovação de renda

Os candidatos pré-selecionados para o Fies Social nos processos seletivos de 2024 estão dispensados da comprovação de renda familiar junto à CPSA. No entanto, devem validar as demais informações nos mesmos prazos aplicáveis aos demais estudantes.

Fies Social

O Fies Social reserva 50% das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) como ativos. Para esses estudantes, há a possibilidade de solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

Instituído pela Resolução nº 58/2024, o Fies Social reforça o caráter inclusivo do programa, atendendo às necessidades de estudantes de baixa renda e promovendo maior acesso ao ensino superior.

Sobre o Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que oferece financiamento para estudantes de graduação em instituições privadas de ensino superior. Para se candidatar, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média aritmética de no mínimo 450 pontos e nota maior que zero na redação, além de renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.

O programa tem como objetivo principal facilitar o acesso ao ensino superior, oferecendo condições mais acessíveis de financiamento para estudantes brasileiros.

Fale com a Redação