Os atendimentos e cirurgias eletivas agendados para essa sexta-feira (24) no Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HU/UFMS) foram adiadas por conta de um problema na rede de energia elétrica. Mais cedo, um transformar localizado no estacionamento do complexo explodiu, causando a falha no fornecimento do prédio.
Além disso, no momento em que houve o estouro do equipamento no poste de energia, um motociclista que trafegava pela Avenida Filinto Muller acabou ficando enroscado na fiação que foi rompida e sofreu uma queda na pista. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos considerados leves.
Além do hospital, imóveis da região também ficaram ser luz. A concessionária responsável, Energisa MS, foi acionada para reparar os danos, mas não há previsão de quando o abastecimento será normalizado. No caso do HU, os geradores foram ligados, não prejudicando os pacientes que estão na emergência, urgência e enfermaria.
Já os atendimentos clínicos e cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que não precisam de urgência, precisaram ser canceladas e remarcadas. A suspeita é que o incidente aconteceu devido a uma pomba, inclusive, a carcaça da ave foi encontrado junto ao equipamento queimado. Uma viatura dos bombeiros foi mobilizada, mas não houve incêndio.
Ainda como consequência da queda de energia, o único equipamento de raio-x existente na unidade de saúde queimou, assim como alguns computadores. Equipes do Hospital Universitário estão em contato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para evitar o envio de pacientes enquanto o problema não for solucionado.
“A maternidade está funcionando normalmente, e os pacientes internados continuam sendo atendidos sem intercorrências. No entanto, os atendimentos ambulatoriais estão acontecendo de forma limitada, e as cirurgias eletivas foram suspensas. Além disso, exames de imagem estão temporariamente suspensos”, diz a nota do HU.
O hospital destacou ainda que está em construção uma subestação, com previsão de conclusão para abril de 2025, justamente para prevenir esse tipo de situação e garantir maior segurança e eficiência no fornecimento de energia. Por conta dos reparos, trecho da Avenida Filinto Muller, entre as ruas das Guianas e Bocaína, precisou ser fechado.