O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), implantou na noite de quarta-feira, dia 6 de novembro, o Projeto Padrinho na comarca de Glória de Dourados. A cerimônia oficial aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e contou com a participação de cerca de 70 pessoas, entre operadores do Direito, autoridades públicas, empresários e profissionais da cidade.
Criado em 2000, o Projeto Padrinho é uma ação idealizada pela Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso de Campo Grande e atualmente está sob a tutela da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJMS. A iniciativa visa sensibilizar a sociedade acerca da realidade das crianças e adolescentes inseridos no serviço de acolhimento, por meio de uma parceria solidária entre o Poder Judiciário e a sociedade civil. Interessados em contribuir devem procurar o Cartório da Vara Única de Glória de Dourados para manifestar interesse no apadrinhamento.
Na abertura do evento, o juiz Ricardo Adelino Suaid destacou a relevância do Projeto Padrinho para a comarca, ressaltando que a iniciativa oferece uma oportunidade de convivência e afeto para crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente.
“Nós sabemos como é difícil a vida destas crianças e adolescentes, que estão afastados dos seus pais e de suas mães. Elas estão perdendo oportunidade de viver, perdendo um importante momento de suas vidas. O Projeto Padrinho vem nesse sentido de fortalecer os laços, junto com a sociedade e com aqueles que querem dar amor, atenção e oportunidade. Com isso, todos nós ganhamos como sociedade”, disse o magistrado.
Antes da palestra sobre o Projeto Padrinho, a Banda Marcial José de Azevedo, formada por crianças e adolescentes, fez uma apresentação que emocionou a todos. O grupo musical, bicampeão Estadual de Bandas de Fanfarras na categoria infantil, representará o Mato Grosso do Sul no campeonato nacional de Bandas e Fanfarras, no dia 24 de novembro, na cidade de Amparo/SP.
A palestra sobre o projeto foi apresentada pela psicóloga Renata Queiroz Giancursi, servidora da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), que explanou sobre a importância da manutenção de vínculos afetivos que podem ser restabelecidos por meio do apadrinhamento. Ela também abordou outras formas de apadrinhamento que podem ajudar crianças e adolescentes durante a permanência no acolhimento, preparando-os para a reintegração familiar ou a ida para uma nova família.
A servidora relatou casos de sucesso de apadrinhamentos que perduram muitos anos após a reintegração familiar e a adoção, destacando a importância dos padrinhos no processo de restabelecimento biopsicossocial das crianças e adolescentes.
Representantes – O evento que marcou a implantação do Projeto Padrinho em Glória de Dourados contou também com a presença do promotor de Justiça Gilberto Carlos Altheman Júnior; do delegado de Polícia Civil Marcos Ibaré Quaresma Pereira Junior; do advogado Marcelo Marroni Vieira de Faria, representante da OAB local; do prefeito eleito para a gestão de 2025/2028, Julio Cleverton dos Santos; do presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos da Silva Vieira; e do servidor da UEMS Gustavo Henrique Florêncio da Silva Theodoro.