O Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) classificou o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região como 7º colocado no ranking nacional. De acordo com o último levantamento, apurado entre 1° de outubro de 2023 até 30 de setembro de 2024, 12 das 26 Varas do Trabalho do TRT/MS estão entre as 25% melhores do país, o que corresponde a 46,15% do total de varas da Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul.
Conforme os dados do IGest, três Varas do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região estão entre as 100 melhores do País. A Vara do Trabalho de Amambai, na 18º colocação; a Vara do Trabalho de Nova Andradina, na 31º colocação e a Vara do Trabalho de Mundo Novo, na 63º colocação. Confira o desempenho das Varas do Trabalho do TRT/MS, clicando aqui.
IGEST
O IGEST foi desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT) para mapear o desempenho dos TRTs e de suas respectivas Varas do Trabalho. O sistema tem como objetivo auxiliar as Corregedorias e as Varas do Trabalho dos tribunais na implantação de mecanismos que aperfeiçoem o trabalho realizado pela Justiça do Trabalho na condução dos processos.
O índice apresenta um referencial numérico que sintetiza os dados estatísticos relativos ao acervo processual, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho, e reflete o desempenho de cada vara do trabalho, podendo ser contextualizado nos cenários nacional, regional ou conforme a faixa de movimentação processual.