Além disso, houve votação manual em apenas uma seção eleitoral
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) afirmou, em boletim divulgado às 15h30, que 2.651 urnas foram substituídas. Além disso, houve votação manual em apenas uma seção eleitoral. O TSE fez no sábado (5) a cerimônia de verificação da integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais. Procedimento é padrão e ocorre sempre na véspera do 1º turno das eleições.
+ Sobe para quase 80, número de urnas que sofreram substituições ou ajustes, segundo TRE-MS
Na ocasião, foram verificados três sistemas: gerenciamento da totalização, o receptor de arquivos de urna e a informação de arquivos de urna. Neste domingo (6), mais de 155 milhões de brasileiros vão escolher representantes em 5.569 municípios.
Brasília e Fernando de Noronha são os únicos lugares do país que não participam das eleições deste ano e isso ocorre porque os dois não são municípios. Um eventual segundo turno para prefeito só acontecerá em cidades com mais de 200 mil eleitores, e quando nenhum candidato tiver maioria absoluta de votos, ou seja, mais de 50% dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos. Já nos municípios que têm menos de 200 mil eleitores, o candidato que conseguir a maioria dos votos válidos no primeiro turno será eleito prefeito, mesmo que não tenha mais de 50%.
Desse total, 52% são mulheres e 48% são homens. São 81,8 milhões de brasileiras aptas a votar e 74 milhões de homens. 47,2 mil pessoas se declararam transgênero. A faixa etária que chama a atenção é de 45 a 59 anos, que soma 38.883.736 eleitores. O eleitorado jovem do Brasil, entre 16 e 17 anos, é de 1,83 milhão de pessoas.
Fonte: R7