A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) divulgará na terça-feira (26) o gabarito preliminar do vestibular 2025, cujas provas foram aplicadas na manhã deste domingo (24). A avaliação ocorreu simultaneamente em 19 cidades do estado, incluindo Campo Grande, e contou com uma prova objetiva e uma redação sobre o tema “Os impactos da Rota Bioceânica em Mato Grosso do Sul”.
As cidades que sediaram o exame foram Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
O diretor da Divisão de Ingresso da UEMS, Gustavo Ponciano, destacou a ampliação do alcance das provas, que visam abranger todo o estado. Ele também mencionou a oferta de três novos cursos de graduação neste ano: Engenharia Civil em Nova Andradina, Fonoaudiologia em Campo Grande e Terapia Ocupacional, também na capital. “Ao todo, a universidade está oferecendo 30 cursos de graduação”, ressaltou.
Expectativas e histórias dos candidatos
Entre os milhares de inscritos, o jovem Rafael Henrique Santos Recalde, de 17 anos, sonha com uma vaga em Medicina. “Foi um ano difícil devido às matérias do Ensino Médio, mas consegui reforçar os estudos em um cursinho. Hoje consegui colocar o que aprendi em prática”, contou.
Já Nathalia Martins Cardoso, de 18 anos, candidata ao curso de Direito, dividiu sua rotina de preparação intensa ao longo do ano. “Nos últimos meses, procurei relaxar um pouco mais, já sabendo que a prova seria desafiadora, como as anteriores”, disse.
A presença dos familiares também foi marcante nas unidades de prova. Fernando Bastos, pai de um candidato ao curso de Medicina, destacou a importância do apoio emocional. “Foi um ano de muita dedicação e estudos. Sabemos das dificuldades, mas respeitamos o tempo dele para seguir nesse sonho”, afirmou.
A diversidade entre os candidatos também chamou atenção, como o caso de Edson da Silva, de 56 anos, que busca cursar Direito em 2025. “Estou migrando de profissão e vejo no Direito várias possibilidades, como a preparação para concursos. A UEMS tem uma ótima reputação, o que pesou na minha escolha”, relatou.
Outra candidata, Maiara de Andrade, de 18 anos, destacou seu objetivo de estudar Ciências Biológicas como um caminho para alcançar o sonho de ser bióloga marinha. “A UEMS é uma excelente universidade, e me preparei bastante no último ano”, comentou.
Cronograma de divulgação
O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado na próxima terça-feira (26), e os recursos poderão ser protocolados nos dias 27 e 28 de novembro. O gabarito oficial será publicado em 18 de dezembro, enquanto o resultado final do vestibular está previsto para 20 de janeiro de 2025.