31.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 2 de abril, 2025
spot_img

Uems promove palestra sobre prevenção e combate ao câncer de mama

17/10/2014 22h11

Uems promove palestra sobre prevenção e combate ao câncer de mama

Dourados News

A Uems (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul) organizou nesta sexta-feira, 17, a palestra “Outubro Rosa: Cuide-se agora, cuide-se sempre”, proferida pelo médico oncologista David Infante Vieira, do Hospital do Câncer de Dourados. O evento faz parte de uma série de ações institucionais promovidas pela Uems em referência ao Outubro Rosa e reuniu servidores e colaboradores no auditório da Universidade.

Para o reitor Fábio Edir, o evento é um momento importante e de tradição para a instituição. “Uma palestra como esta é fundamental para promover uma melhor qualidade de vida das mulheres. Pois a prevenção é a melhor das soluções para a nossa saúde, assim como multiplicar as informações que recebemos sobre a doença”, afirmou.

O médico orientou os presentes com diversas informações sobre ações preventivas de combate ao câncer de mama, expondo fatores de risco, diagnóstico precoce e prevenção. De acordo com Vieira, a detecção precoce do câncer é fundamental para os resultados do tratamento e chance de cura.

“Nas fases iniciais 80 a 90% dos pacientes são curados com tratamentos, já nas fases avançadas 10% dos pacientes estarão vivas em 5 anos. Então fazer o autoexame mensal a partir dos 18 anos, após a menstruação; a mamografia a partir dos 35 anos; e a mamografia anual a partir da menopausa são de extrema importância para que a paciente de mais chances de cura”, ressaltou o oncologista.

O palestrante também desmistificou alguns conceitos comumente ligados à ocorrência do câncer mamário. “Algumas alterações podem ser benignas, por exemplo, a dor mamária no ciclo menstrual, nódulos benignos, cistos, gânglios e aumento da glândula mamária – no caso do homem”, informou. Contudo, Vieira advertiu que é preciso se atentar para certas considerações, “principalmente se a pessoa possui fatores de risco, como histórico familiar, menarca precoce, menopausa tardia, nuliparidade, mutação do gene BRCA1, terapia de reposição hormonal superiores a cinco anos ininterruptos e obesidade”, explicou.

Vieira também expôs brevemente sobre procedimentos de prevenção do câncer do colo do útero e como combater essa patologia. Ao final da palestra, o oncologista respondeu a perguntas realizadas pelas servidoras e colaboradores presentes no auditório.

Eventos como este, são fundamentais para o esclarecimento das pessoas, que propagam as informações recebidas junto ao ciclo de amizades e familiares. A enfermeira Idalina Julio, técnica vinculada ao Hospital do Câncer e docente da Uems, envolvida com a campanha Outubro Rosa em Dourados, informa que a palestra tem efeito muito positivo.

“A sensibilização que a palestra promove nas pessoas faz com que elas repensem sua saúde e compreendam a seriedade do tema, de modo que elas se tornam propagadoras das informações veiculadas”, confirma Idalina.

Outro ponto lembrado pela enfermeira é a qualidade de vida da mulher. “Essas abordagens resultam em mudanças de hábitos na vida das mulheres. Essas mudanças, por sua vez, se estendem às suas famílias. Todos acabam sendo beneficiados. As palestras são como um despertar para aqueles que as assistem”, garante a enfermeira.

Ações do Outubro Rosa

Em consideração ao Outubro Rosa, campanha nacional de sensibilização que divulga e promove ações voltadas para o combate ao câncer de mama, a Uems desenvolveu uma série de ações institucionais com o propósito de chamar a atenção sobre a importância de prevenção do câncer de mama. O exemplo mais nítido é página oficial da Universidade foi remodelada com a cor temática da campanha.

Outras ações serão realizadas até o final deste mês, com foco na Campanha. No próximo domingo, 19, diversas ações como medições de pressão arterial, atendimentos e orientações médicas serão realizadas na Praça Antônio João. No mesmo dia, também está programada a “Corrida Rosa”, evento organizado pela prefeitura municipal que irá ocorrer a partir da Praça e se estenderá pela Avenida Marcelino Pires.

Palestra sobre prevenção do câncer de mama aconteceu nesta sexta-feira - Foto: Divulgação

Fale com a Redação