A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) abre no próximo dia 3 de outubro, inscrições para três vestibulares. Ao todo, os processos seletivos somam mais de mil vagas.
O Processo Seletivo Vestibular (PSV) 2023, vestibular geral,oferece 982 vagas em 32 cursos de graduação presenciais e em um curso de graduação na modalidade de ensino a distância (EAD).
No edital do PSV para Licenciatura em Letras-Libras EAD estão previstas 30 vagas para o curso, que é destinado prioritariamente a pessoas surdas.
Ainda, o edital do PSV para Licenciatura em Educação do Campo prevê 60 vagas para a graduação, que busca formar professores e professoras para atuar em escolas da zona rural de Mato Grosso do Sul.
Os interessados em fazer qualquer um dos três vestibulares da UFGD devem se inscrever até o dia 9 de dezembro, na página de cada processo seletivo.
A taxa de inscrição para o Vestibular 2023 e também para o vestibular para Licenciatura em Letras-Libras EAD é de R$ 120,00 (cento e vinte reais). Quem está registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) pode se inscrever de forma gratuita, se pedir isenção de taxa até 28 de outubro.
Também pode solicitar gratuidade quem comprovar que cursou o ensino médio em escola pública (ou que foi bolsista integral em escola privada) e que a renda de sua família é igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. Para o vestibular para Licenciatura em Educação do Campo, que é voltado a pessoas que moram em zona rural, a inscrição é gratuita.
Os candidatos devem acompanhar o Portal da UFGD, onde serão publicadas outras informações sobre como solicitar a gratuidade das inscrições, quem pode se inscrever para concorrer às vagas reservadas (para pessoas negras, para deficientes e para indígenas) e outras atualizações importantes sobre os processos seletivos.
As provas acontecerão em 5 de fevereiro de 2023, das 13h às 18h30, nas cidades de Dourados, Campo Grande, Coxim, Três Lagoas, Naviraí e Corumbá. A exceção é o vestibular de Licenciatura em Letras-Libras EAD, que será aplicado somente em Dourados.