De forma inédita, a UFMS lançou edital para conceder auxílios de assistência estudantil aos estudantes de mestrado e doutorado em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em todas as modalidades já oferecidas aos estudantes de graduação.
Todos os estudantes de mestrado e de doutorado deverão comprovar a renda familiar per capita de até um salário mínimo pelo CadÚnico e não poderão possuir vínculo empregatício ou acumular com bolsa de estudos ou qualquer outra bolsa.
“Com uma estratégia de governança, estamos iniciando uma melhoria significativa para a assistência estudantil já há muito solicitada pelos nossos estudantes. Com mais recursos do MEC e esforços conjuntos poderemos aperfeiçoar e ampliar ainda mais. Hoje é um dia importante e significativo para a nossa Universidade e representa o olhar atento e humano para as pessoas que mais precisam de apoio para completarem seus estudos. É um investimento da sociedade, de olho no futuro”, declarou a reitora Camila Ítavo.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fabrício Frazilio, agradeceu o empenho da Reitoria e da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis para a entrega deste benefício aos estudantes de mestrado e doutorado. “Estamos muito felizes em lançar hoje esta iniciativa que vai ampliar a qualidade de vida e de estudo para os nossos estudantes. É uma ajuda essencial para que eles continuem seus estudos na nossa Universidade”, comemora.
As vagas para os auxílios Permanência, Moradia, Creche e Transporte serão distribuídas de forma proporcional ao número de estudantes de mestrado e de doutorado matriculados nos câmpus da UFMS de Aquidauana, Três Lagoas e do Pantanal, em Corumbá, em Campo Grande e em Chapadão do Sul, que contará com o auxílio alimentação, de forma exclusiva.
O pró-reitor de Assuntos Estudantis em exercício, Edilson Zafalon, acredita que a ampliação da assistência estudantil vai atender em torno de cem estudantes. “Estamos iniciando uma nova fase para a assistência estudantil na Universidade e vamos avaliar a adesão e as necessidades específicas de cada câmpus. O edital está bem completo e prevê ainda que as vagas não preenchidas possam ser transferidas para atendimento de outros os câmpus”, disse.
70% de desconto no valor do RU para estudantes de mestrado e de doutorado
Ainda, como aprovado pelo Conselho Universitário, no dia 21 de março de 2025, os estudantes de mestrado e de doutorado e das residências em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, agora também terão direito ao pagamento subsidiado das refeições no Restaurante Universitário, no valor de R$ 3,00.
As iniciativas inovadoras fazem parte da Política Nacional de Assistência Estudantil, como estabelece a Lei nº 14.914, de 3 de julho de 2024. A previsão para início do pagamento dos auxílios é junho deste ano e a redução do valor do RU passa a vigorar a partir desta segunda-feira, 7.