30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 14 de novembro, 2024
spot_img

UFMS oferta mais de 2 mil vagas pelo Sisu para ingresso em 2024

Para ingresso em 121 cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 2024 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) são oferecidas 2.063 vagas, que podem ser consultadas na página Ingresso UFMS. As inscrições começam no dia 22 e seguem até 25 de janeiro, no portal Acesso Único do MEC. 

Há vagas para ampla concorrência e também reservadas com base na Lei nº 12.711/2012, a Lei de Cotas para o Ensino Superior. O ingresso será no primeiro semestre de 2024, exceto para os cursos de Direito (noturno), Engenharia Civil (vespertino/noturno) e Pedagogia (noturno) na Cidade Universitária, que iniciam as aulas somente no segundo semestre.

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, explica que o SiSU será realizado em edição única em 2024. “A UFMS tem vários cursos, com ingresso no primeiro e no segundo semestre, mas a inscrição é agora. O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado no dia 16. Depois, entre os dias 22 e 25 de janeiro, o candidato poderá se inscrever pelo SiSU, a partir do cadastro na conta Gov.BR, e ainda pode fazer a opção por dois cursos”, detalha.

Para participar, é preciso ter feito o Enem em 2023 na condição de candidato e não ter zerado a prova de redação. Neste ano, há mudança na classificação dos candidatos. Todos os inscritos no Sisu serão classificados conforme o desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. Segundo o MEC, o objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao Ensino Superior.

A previsão para divulgação do resultado é 30 de janeiro e a matrícula deve ser realizada entre os dias 1º e 7 de fevereiro. O pró-reitor destaca que entre a data de divulgação do resultado e de matrícula, o período curto e os interessados devem ficar atentos. “O candidato deve se preparar, conferir todos os documentos que serão necessários, pois durante a matrícula ele vai ter que comprovar as informações, seja por ingresso em ampla concorrência ou pela Lei de Cotas”, ressalta.

Os candidatos que não forem convocados na chamada regular do Sisu 2024 ainda poderão concorrer a uma vaga por meio da Lista de Espera. A manifestação de interesse deverá ser feita de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. 

Fale com a Redação