28.8 C
Campo Grande
terça-feira, 19 de novembro, 2024
spot_img

Umidade do ar volta a ficar baixa em MS nesta quarta-feira, diz Inme

12/08/2015 07h00

Umidade do ar volta a ficar baixa em MS nesta quarta-feira, diz Inmet

Segundo Inmet, índices podem chegar a 20% e causar leves riscos à saúde.

Campo Grande não chove há 24 dias, maior estiagem desde 2008.

G1/MS

A umidade do ar volta a ficar baixa em todas as regiões de Mato Grosso do Sul e pode causar leves riscos à saúde nesta quarta-feira (12), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os índices de umidade chegam a 20%.

As temperaturas também ficarão elevadas, com registros entre 14°C e 37°C. Em Campo Grande, os termômetros devem oscilar de 19°C a 33°C. Em Coxim, as temperaturas variam entre 14°C e 32°C. E em Jaraguari, a mínima será de 15°C e a máxima de 37°C.

Recorde

Campo Grande não vê uma gota de chuva há 24 dias. Desde 2008, a capital sul-mato-grossense não tinha um período de estiagem tão extenso, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde pode ser quebrado já que não há previsão de chuva até sexta-feira (14).

Danos à saúde e ao meio ambiente

De acordo com o Inmet, a baixa umidade do ar causa problema à saúde e danos ao meio ambiente, como: complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e incêndios em pastagens e florestas.

Cuidados a serem tomados

O Inmet também informou que é preciso evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, umidificar o ambiente (com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, etc.), sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol e ingerir água à vontade.

É necessário também manter a casa arejada, evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeiras, evitar roupas e cobertores de lã ou com pelos, colocar as roupas típicas de inverno (blusas de lã, cobertores) no sol, não fumar em ambientes fechados e evitar permanecer em cômodos úmidos e fechados.

Umidade do ar volta a ficar baixa em MS nesta quarta-feira, diz Inme

Fale com a Redação