16.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 1 de julho, 2024
spot_img

União reconhece a ‘Situação de Emergência’ de 12 cidades de MS afetadas por incêndios florestais

Foi reconhecida pela União a ‘Situação de Emergência’ em 12 cidades sul-mato-grossenses afetadas pelos incêndios florestais neste primeiro semestre de 2024.

A Portaria que trata do assunto foi publicada nessa quinta-feira (27) no Diário Oficial da União (DOU) e permite que o Governo Federal envie recursos o combate ao fogo.

Os municípios reconhecidos foram: Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Douradina, Dourados, Naviraí, Nioaque, Porto Murtinho e Sidrolândia.

Ontem (27) foi anunciada a destinação de R$ 100 milhões para o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) atuar nas regiões afetadas.

Bombeiros e brigadistas do Ibama (Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), além de organizações não estatais, estão atuando contra as chamas.

Duas equipes da Força Nacional estão se deslocando ao Pantanal em 27 viaturas, com 82 integrantes. Um grupo de 42 bombeiros saiu de Brasília e mais 40 do Rio Grande do Sul.

Cerca de R$ 3 milhões serão custeados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para o pagamento de diárias aos brigadistas nos próximos 60 dias.

Em Corumbá, a área queimada já supera o tamanho de cinco cidades de Campo Grande, conforme dados do LASA (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Ao todo, 107 militares, incluindo brigadistas do PrevFogo, estão empregados em diversas localidades críticas, como Porto Esperança, Buraco das Piranhas, Curva do Leque e Porto da Manga.

Combate aos incêndios

São várias ações de combate e monitoramento do fogo na região do Pantanal. Na quarta-feira (26) foram feitos vários sobrevoos e ações de campo em áreas como Maracangalha, Baía do Castelo e nas proximidades do Rio Miranda e Rio Abobral.

Na região entre o Rio Miranda e o Rio Abobral duas guarnições realizaram o combate ao fogo durante todo o dia e noite. Foram também empenhadas quatro aeronaves Air Tractor próximas a Fazenda Baía Mondego, que teve o auxílio das equipes do Prevfogo. Com esta ação noturno a região amanheceu sem focos nesta quarta-feira.

Após sobrevoo na região da Baía do Castelo, foi necessário mobilizar as equipes para infiltração por meio de aeronave. Na ação, foi utilizado helicóptero para transportar duas guarnições, que estão realizando o combate, combinado com a atuação de três aeronaves Air Tractors.

Já ao norte do Rio Abobral as equipes seguem controlando o foco presente na área e monitorando ao redor para evitar a propagação.

Nas proximidades da Fazenda Bodoquena duas novas equipes, com três militares cada, chegaram ao local para reforçar os trabalhos de combate e prevenção desde as primeiras horas do dia.

Na região norte, próximo ao Rio Taquari foram feitos sobrevoos utilizando a aeronave Air Track, com reconhecimento da área. Desde terça-feira (25) uma equipe de novos militares assumiu as atividades para o combate ao fogo na região.

Para região da Maracangalha, equipes em solo seguem trabalhando em conjunto com a aeronave Air Tractor realizando ações de monitoramento na área.

Já na região da BR-262, próximo a ponte do Rio Paraguai, não se apresenta mais focos, a situação está controlada. Foi realizado apenas monitoramento, restando apenas pontos de calor na área queimada.

Fale com a Redação