Monitorar a qualidade de seus cursos, identificar as potencialidades e fragilidades de cada turma e, ao mesmo tempo, melhorar as metodologias de ensino são alguns dos objetivos da Avaliação de Desenvolvimento Integrada (ADI), aplicada pela UNIGRAN a todos os seus acadêmicos e utilizada como um termômetro da qualidade de ensino.
Implantada desde 2014 para todos os cursos de graduação da Instituição, a ADI é uma avaliação composta por questões objetivas e dissertativas, abrangendo tanto conhecimentos gerais quanto conteúdos específicos de cada área de formação. Nesta edição, a prova foi aplicada nesta semana nos períodos matutino e noturno, para graduandos de todos os cursos e semestres.
O Reitor da UNIGRAN, Renato de Aguiar Lima Pereira, explica que a interdisciplinaridade é uma característica fundamental da prova, o que garante uma análise mais abrangente do aprendizado dos alunos. “Os resultados são computados conforme a média ponderada de cada turma, e todas elas recebem uma bonificação extra como incentivo à participação”, destaca.
Ainda de acordo com o Reitor, a avaliação já permitiu a introdução de novas metodologias de ensino, capacitação de docente e também a atualização de projetos pedagógicos. “Essas mudanças impactam diretamente na formação do acadêmico, garantindo um ensino de excelência e preparando-o de maneira mais eficiente para o mercado de trabalho”, complementa.
Para os acadêmicos, a ADI também representa uma oportunidade de acompanhar sua própria evolução ao longo do curso. Joselaine Sossolote, que está dando os últimos passos na graduação de Estética e Cosmética, realizou a prova pela terceira vez e percebeu uma grande diferença no seu desempenho. “Como já fiz todos os outros semestres, achei a prova mais fácil, pois o conteúdo que caiu foi o que eu já vi. Para os acadêmicos do primeiro semestre, acredito que seja mais desafiador, pois algumas questões abordam temas que eles ainda vão estudar”, relata.
A Avaliação de Desenvolvimento Integrada segue como um dos principais instrumentos institucionais da UNIGRAN para garantir um ensino de qualidade. Com os dados coletados nesta edição, a UNIGRAN continuará ajustando suas estratégias para manter um ensino de qualidade e formar profissionais cada vez mais preparados para as demandas do mercado.