24.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 23 de abril, 2025
spot_img

Vaticano anuncia funeral do Papa Francisco para sábado

Cerimônia acontecerá na Basílica de São Pedro; conclave para escolha do novo papa será definido após o funeral

O Vaticano anunciou nesta terça-feira (22) que o funeral do papa Francisco será realizado no próximo sábado (26), às 10h (horário local), 4h no horário de MS, na Basílica de São Pedro, em Roma. A cerimônia marcará o adeus oficial ao pontífice argentino, que faleceu aos 88 anos nesta segunda-feira (21).

Segundo comunicado da Santa Sé, o corpo de Francisco será transferido para a Basílica na quarta-feira (23), às 9h (4h em Brasília), onde será iniciado o velório aberto aos fiéis. O caixão com os restos mortais do papa começou a ser preparado ainda na segunda-feira, logo após sua morte.

De acordo com o atestado de óbito, assinado pelo médico do Vaticano Andrea Arcangeli, o pontífice sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de uma falência cardíaca irreversível. Ele entrou em coma antes de falecer nas primeiras horas da manhã de segunda-feira.

O papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu o papado em março de 2013, tornando-se o primeiro latino-americano e o primeiro jesuíta a liderar a Igreja Católica. Seu pontificado foi marcado por um tom reformista e por um esforço constante de aproximação com fiéis de diferentes origens sociais e religiosas.

Com a morte do pontífice, o Colégio Cardinalício se reúne para organizar os ritos fúnebres e definir os próximos passos. Segundo a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, todos os cardeais do mundo podem participar das reuniões diárias da Congregação Geral em Roma.

O conclave para a escolha do novo papa ainda não tem data marcada. Atualmente, 136 cardeais são considerados eleitores, mas apenas 120 podem participar da votação, conforme as normas vigentes da Igreja.

Fale com a Redação