Serão 10 feriados nacionais no ano que se inicia; veja se é possível emendar alguma folga para dar aquela viajada
Depois que o governo federal divulgou o calendário de feriados e pontos facultativos previstos para 2025, chegou a hora de calcular em quais dias de folga será possível viajar. Pelo menos no primeiro semestre, essas datas caem entre quarta e sexta-feira.
Confira as datas:
- 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal
- 3 e 4 de março (segunda e terça-feira): Carnaval (ponto facultativo)
- 18 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo
- 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes
- 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho
- 19 de junho (quinta-feira): Corpus Christi
- 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil
- 11 de outubro (sábado) Criação de Mato Grosso do Sul
- 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida
- 28 de outubro (segunda-feira) Dia do Servidor Público federal
- 2 de novembro (domingo): Finados
- 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
- 20 de novembro (quinta-feira): Consciência Negra
- 25 de dezembro (quinta-feira): Natal
A portaria do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), publicada no Diário Oficial da União no último dia 30, traz alguns detalhes. Por exemplo, o caso de algum dia relacionado à religião e que não está no documento.
“Dias de guarda dos credos e religiões não relacionados na portaria poderão ser compensados desde que previamente autorizados pelo responsável pela unidade administrativa de exercício do servidor”, aponta a portaria.
A publicação também diz que não será permitido antecipar ponto facultativo em discordância com o que dispõe a portaria. “Também está vedado adotar ponto facultativo estabelecido pela legislação estadual, municipal ou distrital, ressalvados os feriados em comemoração à data magna do estado.”
Vale ressaltar, que o Governo de Mato Grosso do Sul ainda não publicou decreto oficializando os feriados e pontos facultativos no Estado.
Os feriadões
Existem quatro possibilidades de se emendar dias de folga e transformar as datas em feriadões. Claro, dependendo da política da empresa.
Por exemplo, a Paixão de Cristo será em 18 de abril, uma sexta-feira. E na segunda-feira seguinte, dia 21, é Tiradentes. Ou seja, quatro dias seguidos de folga.
Há também três feriados em quintas-feiras. Ou seja, é possível emendar com as sextas-feiras. Mais uma vez: de acordo com as decisões das empresas. Isso vai acontecer no Dia do Trabalhador (1º/5), Dia da Consciência Negra (20/11) e o Natal (25/12).
Apesar disso, quatro feriados caem no fim de semana: Independência (domingo), Nossa Senhora Aparecida (domingo), Finados (domingo) e Proclamação da República (sábado).
Além dos feriados nacionais, é válido destacar que cada estado tem as próprias datas comemorativas, com oportunidades adicionais para períodos maiores de descanso à população.