28.8 C
Campo Grande
domingo, 17 de novembro, 2024
spot_img

Venda de veículos leves tem pior fevereiro desde 2008

03/03/2015 09h30

Venda de veículos leves tem pior fevereiro desde 2008

É a 1ª vez desde 2009 que o mês não supera a marca de 200 mil veículos

O mercado de veículos parece mesmo ter deixado para esboçar qualquer reação apenas depois do carnaval. As vendas de fevereiro alcançaram o menor patamar desde o mesmo mês de 2008, com 179,2 mil unidades, considerando apenas modelos leves. O volume é 26,6% inferior ao registrado em janeiro, que já foi um mês de queda. As informações são de Joel Leite, do blog O Mundo em Movimento.

Na comparação com fevereiro de 2014, houve diminuição de 27,1%. É a primeira vez, desde fevereiro de 2009, que o volume licenciado no mês não supera a marca de 200 mil unidades. No acumulado de janeiro e fevereiro, o mercado brasileiro diminuiu 22,5% na comparação com igual intervalo do ano passado, com 424,3 mil veículos leves emplacados. Ao contrário de 2015, o início de 2014 teve demanda bastante aquecida.

O resultado já tendia a ser fraco por causa da conjuntura do mercado e foi ainda agravado pelo carnaval, que caiu em fevereiro este ano, ao contrário do que aconteceu em 2014, quando o feriado aconteceu em março. Com isso, o segundo mês de 2015 teve apenas 17 dias úteis. Com média diária de 10,5 mil emplacamentos/dia, resultado que também figura entre os piores dos últimos anos.

A Fiat permaneceu na liderança do mercado interno no primeiro bimestre, com 35,8 mil unidades vendidas e 20,1% de participação. Já a Volkswagen superou a General Motors e recuperou a segunda colocação no ranking nacional, com 30,9 mil unidades negociadas. A marca alemã aponta ainda ter liderado as vendas no segmento de automóveis.

A vice-liderança do mercado interno foi recuperada, no entanto, sem tanta participação do Gol. O carro, que deixou de ser o mais vendido do Brasil no ano passado, perdeu importância também dentro do portfólio da montadora: o modelo mais emplacado da Volkswagen em fevereiro foi o novo Fox, com 7,3 mil unidades. O hatchback de teto alto também foi o mais vendido da marca no primeiro bimestre, com 16,5 mil unidades, ficando na quarta posição no ranking geral, atrás do Fiat Palio (23,6 mil), que lidera o período seguido por Chevrolet Onix (20,4 mil) e Fiat Strada (19,9 mil).

Com informações Automotive Busiess

Reprodução

Fale com a Redação