A 23ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS) revelou um crescimento de 0,5% nas vendas do setor varejista de Mato Grosso do Sul em novembro, em comparação com o mesmo período de 2023. O estudo, que acompanha mensalmente o desempenho do varejo no Brasil, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros, que se tornou uma importante parceira dos empreendedores brasileiros.
Crescimento Regional
O levantamento indicou que, em nível nacional, 24 estados apresentaram resultados positivos no comparativo anual. Os estados com os maiores crescimentos foram:
- Roraima (10,3%)
- Amazonas (9,2%)
- Sergipe (8,6%)
- Alagoas (8,3%)
- Maranhão (8,2%)
- Amapá (7,6%)
Outros estados como Rondônia (7,2%), Acre (7,1%) e Goiás (6,8%) também registraram bons resultados. Já em Mato Grosso e Paraná, o crescimento foi de 3,9%, enquanto São Paulo e Tocantins registraram um aumento de 3%. Os estados que apresentaram desempenho mais modesto foram Espírito Santo (0,7%) e Rio de Janeiro (1,1%).
Por outro lado, Distrito Federal e Piauí foram os únicos a apresentar quedas nas vendas, com variações de -3,5% e -1%, respectivamente.
Análise por Segmentos
O Índice do Varejo Stone analisa oito segmentos do mercado, com base nas transações realizadas por cartões, vouchers e Pix dentro do ecossistema StoneCo. Os segmentos avaliados são:
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos
- Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo
- Livros, jornais, revistas e papelaria
- Móveis e eletrodomésticos
- Tecidos, vestuários e calçados
- Material de Construção
- Combustíveis e lubrificantes
- Outros artigos de uso pessoal e doméstico
Esses dados são compilados a partir de uma metodologia similar ao modelo de indicador econômico utilizado pelo Federal Reserve Board (FED), nos Estados Unidos. O objetivo do levantamento é mapear o desempenho mensal de pequenos, médios e grandes varejistas e fornecer um retrato fiel do setor de vendas no país.
Para acessar o relatório completo e detalhes sobre o desempenho do varejo nacional, os interessados podem visitar a nova plataforma de conteúdo da Stone aqui.