Parte da cidade de Dourados registrou na tarde desta quinta-feira (1º) intensas rajadas de vento com poeira. Também há relatos de chuvas rápidas e até mesmo queda de granizo em alguns bairros, enquanto que em outras regiões do município o tempo nem chegou a ficou nublado e a sensação de tempo abafado predominou.
Um leitor do site local Dourados News gravou imagens do pátio de um frigorífico, na região leste da cidade, onde é possível ver uma grande cortina de poeira levantada pela passagem do vento. De acordo com a testemunha, não houve danos ou prejuízo material, entretanto, a mudança no tempo repentina assustou as pessoas.
A Embrapa Agropecuária do Oeste informou que às 14h47min o vento em Dourados chegou aos 39 km/h, velocidade esta que é considerado forte pelos meteorologistas. Apesar do registro, em outras bairros, como no Jardim Climax, os leitores disseram que sequer houve tempo nublado.
Todo o Mato Grosso do Sul está em alerta para a ocorrência de chuvas intensas nas próximas horas, segundo informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu dois alertas para o Estado. No caso de Dourados, a previsão aponta para Perigo Potencial de chuvas intensas de 20 a 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.
O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) indicou que a estimativa dessas precipitações pluviométricas em Dourados são de 63% na sexta-feira e também no sábado (3).