24.8 C
Campo Grande
domingo, 22 de dezembro, 2024
spot_img

Verão começa hoje com previsão de tempo instável em Mato Grosso do Sul

O verão começou oficialmente neste sábado (21), às 5h20 (horário de MS), no Hemisfério Sul, trazendo consigo mudanças rápidas nas condições climáticas, como chuvas intensas e ventos fortes. A proximidade da Terra com o Sol faz com que os dias se tornem mais longos, enquanto as temperaturas se elevam em todo o país.

Em Mato Grosso do Sul, o primeiro dia da nova estação será marcado por instabilidade no tempo. A previsão indica chuvas fortes e tempestades em várias regiões do estado, devido à formação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre a Argentina e o Paraguai, aliado a um cavado meteorológico. Além disso, o avanço de uma frente fria contribui para a formação de instabilidades atmosféricas.

Em Campo Grande, as temperaturas devem variar entre 21°C e 27°C. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na sexta-feira (20), um alerta laranja para chuvas intensas até as 9h deste sábado, com previsão de precipitações de 30 a 60 mm/h e ventos que podem atingir de 60 a 100 km/h.

Em Dourados, o clima será marcado por chuvas irregulares e ventos de cerca de 20 km/h. As temperaturas devem oscilar entre 22°C e 32°C, com umidade relativa do ar em torno de 71%, e a qualidade do ar sendo classificada como boa.

Três Lagoas também enfrentará chuvas ao longo do dia, com temperaturas variando entre 23°C e 31°C. A cidade está sob alerta laranja para chuvas intensas até as 9h, com possibilidade de precipitações entre 30 e 60 mm/h e ventos fortes, entre 60 e 100 km/h.

Em Corumbá, as temperaturas variam de 25°C a 33°C, e o alerta amarelo de chuvas intensas está em vigor até as 9h, com precipitações de 20 a 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h. Já em Ponta Porã, as temperaturas devem ficar entre 22°C e 30°C, com chuvas isoladas e ventos moderados.

Dada a previsão de condições climáticas adversas, é essencial que a população de Mato Grosso do Sul esteja atenta aos alertas emitidos pelas autoridades e tome precauções, como evitar áreas alagadas, não se abrigar sob árvores durante tempestades e manter-se bem informada sobre as condições do tempo.

Fale com a Redação