O candidato a reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se envolveu em uma confusão na manhã desta quinta-feira (18), na saída do Palácio da Alvorada, com o youtuber Wilker Leão. O jovem, que até seria da ala da Direita, mas ao que parece, atual ‘direita arrependida’ , estava no local para e fez ‘xingamentos’ ou chamou a Bolsonaro de “vagabundo”, “covarde”, “canalha” e “tchutchuca do Centrão”. Veja abaixo o vídeo do que quase se tornou briga de rua entre o chefe do Executivo, o jovem e seguranças.
Conforme testemunha que se manifestaram após vídeo viralizar na internet, o chefe do Executivo foi provocado enquanto tirava selfies com apoiadores, antes de viajar para São José dos Campos (SP), onde realiza atos da campanha à reeleição a Presidência da República. Assim, indo ao encontro de Wilker Leão, Bolsonaro tenta pegar o celular do youtuber e o puxa pela gola da blusa e pelo braço, como mostra vídeo gravado então pela TV Globo, que estava com reportagem de praxe na frente do Alvorada.
Depois de perguntar por que Bolsonaro “limitou a delação premiada”, o youtuber é vaiado pelos apoiadores do presidente e, na sequência, aparece sendo derrubado no chão, mas não fica claro quem o puxou. O homem, então, continua questionando o presidente e faz xingamentos.
A situação poderia nem ter acontecido
O fato do questionamento do jovem até já teria sido superado e a situação agressiva até poderia nem ter acontecido. Mas, Bolsonaro que já havia entrado no carro oficial, para sair do Alvorada, resolve voltar e diz que quer conversar com o youtuber.
O presidente, então, vai em direção a Wilker, tenta pegar o celular e segurá-lo pela gola da blusa e pelo braço. O rapaz grita que não, “o que é isto” e consegue se afastar, mas o presidente tentar continuar a pegar o youtuber e segurança se aglomeram e tenta também abruptamente conter ou pegar o rapaz.
Na sequência, os seguranças de Bolsonaro tiraram Wilker de perto do presidente, o levando ou com jogo de corpos o afastando para longe, enquanto o Youtuber até grita em certo desespero e ou com medo da situação, mas de certa forma enfrentando os grandes seguranças.
Após, mesmo diante da situação, o youtuber permaneceu no local e depois ainda conversou com Bolsonaro sobre os temas das críticas que havia feito ao chefe do Executivo.