A ação, com objetivo de combater furtos e roubos, ocorreu na noite de sexta-feira (10) e madrugada de hoje (11)
O Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) da Polícia Militar, por meio do 1º Batalhão, deu início na noite de sexta-feira (10) e madrugada deste sábado (11), à “Operação Guardião I”. Com ações previstas até março, a operação busca reforçar a segurança e combater furtos e roubos na área central e em bairros da capital.
A iniciativa mobilizou efetivos terrestres e a Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA), que empregou um helicóptero equipado com canhão de luz para patrulhamento ostensivo e preventivo.
Assista ao vídeo fornecido pela PM:
O sobrevoo da aeronave ocorreu entre 22h e 3h, cobrindo diversos bairros na região central de Campo Grande. Ao mesmo tempo, diversas equipes do policiamento ostensivo e preventivo foram lançadas.
O major Rafael Ferreira, do 1º Batalhão de Polícia Militar, informou que durante a primeira noite de operação os militares fizeram 167 abordagens na região central de Campo Grande, resultando em 4 conduzidos a delegacia, entre eles um fugitivo. Entre os crimes, pelos quais os indivíduos foram presos, estão: roubo na forma tentada; injúria e lesão corporal; apoio reforço ao poder judiciário; e lesão corporal.
Uso de aeronave
Já o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Emerson de Almeida Vicente, comentou que o uso do helicóptero será frequente ao longo do ano, em operações das unidades operacionais, subordinadas ao CPM, em especialmente nos meses de verão, quando há aumento na circulação de pessoas e, consequentemente, nos índices de crimes contra o patrimônio.