Uma das estiagens mais terríveis dos últimos anos chegou ao fim na região do Rio da Prata, em Jardim. O trecho conhecido como Ponte do Curê, que há mais de três meses havia se tornado apenas ruínas de um riacho, voltou a ser tomado pela água nesta quarta-feira (06). O registrou foi compartilhado nas redes sociais e rapidamente viralizou.
Segundo o registro, por volta das 09 horas o primeiro fluxo de água chegou na Ponte do Curê e foi muito celebrado pela comunidade local, que já estava em orações pela volta das chuva e o renascimento do seu mais importante cartão-postal. Para os mais devotos, foi como um autêntico milagre divino.
A Natureza deixou a gente um pouco assustado com a ausência da água correndo aqui no leito do rio, num espaço de aproximadamente 7 km, e o criador da natureza nos prova que quem manda é a natureza, é no momento dela e não no nosso, e o momento da natureza chegou”, disse João Gomes, autor dos vídeos.
A ressurreição deste trecho do Rio da Prata acontece no momento em que o Mato Grosso do Sul enfrenta uma frente fria que provocou chuvas volumosas desde a semana passada. Em Jardim, a primeira foi de 50 milímetros, no último sábado (2), e de 32 milímetros, ontem (5), quantidade suficiente para fazer escorrer a enxurrada na Ponte do Curê.
“A água continua descendo na minha propriedade. Não chegou ainda, mas deve chegar à tarde”, celebrou Jorge Bastos, que aguarda também a retomada dos peixes ao local. Nos meses em que a acabou a água foram feitas duas operações para realocação de centenas de peixes que não tinham para onde ir.
Confira nos posts abaixo como estava o Rio da Prata e como ficou agora, com a volta das chuvas: