27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 21 de novembro, 2024
spot_img

Vídeos: após dias de chuvas, cobras aparecem em ruas de Campo Grande e entram até no motor de carro

Existem coisas que só acontecem no Pantanal Sul-mato-grossense e uma dessas é a presença de cobras no perímetro urbano das cidades. A cena é muito comum e viraliza nas redes sociais sempre que os motoristas param o trânsito para deixar os animais silvestres atravessarem ruas e avenidas.

Nesta quinta-feira (21), uma motorista campo-grandense fez esse ato icônico, mas o desfecho final foi assustador e requisitou até mesmo a presença de uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA). A ocorrência aconteceu na Avenida Euler de Azevedo e foi registrada por câmeras de videomonitoramento.

Conforme consta, a mulher seguia normalmente pela via quando parou para deixar uma cobra, da espécie jiboia, atravessar de uma ponta para outra. Acontece que o animal acabou mudando a rota e entrou no motor do carro dela. A cobra tinha cerca de 2,5 metros de cumprimento, pesando 12 quilos.

Para conseguir retirar o animal, ela levou o veículo até uma oficina mecânica próxima, onde acionaram a PMA. A jiboia foi resgatada sem ferimentos e levada para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde passará por avaliação de saúde e será liberada em seu habitat natural.

Outro caso

Também nesta quinta-feira (21), outra cobra, da mesma espécie, foi flagrada por moradores no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Segundo as testemunhas, elas realizavam uma caminhada quando se depararam com o animal próximo de uma área de mato fechado.

O flagrante foi compartilhado nas redes sociais. No vídeo, é possível ver que a cobra está enrolada sobre uma pomba. “A jiboia optou por um ‘prato’ exclusivo no seu menu: pombal à moda da casa”, escreve a legenda do post.

Período de chuva faz cobras aparecem mais

Segundo explicou a PMA, em nota, durante o período chuvoso esses animais saem em busca de alimentos, o que torna a sua presença mais comum. Em casos de aparecimento em residências é fundamental manter distância, nunca tocar ou tentar capturá-lo por conta própria e sempre acionar a PMA ou outro órgão responsável.

Outro alerta para observar atentamente locais de caminhada, que, geralmente, são próximos de áreas verdes e evitar pisar em locais onde não se pode visualizar claramente o chão, além de ter cuidado ao colocar as mãos em áreas de difícil visibilidade. A PMA também reforça que matar ou maltratar animais silvestres é crime.

Fale com a Redação