22.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 20 de fevereiro, 2025
spot_img

Workshop irá discutir comunidades terapêuticas e uso racional de medicamentos de alta vigilância

Evento será realizado pela SES neste mês com objetivo de capacitar profissionais da área de Vigilância Sanitária

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, profissionais da Vigilância Sanitária e gestores municipais participarão do Workshop sobre Comunidades Terapêuticas e Proteção à Saúde, em Campo Grande. O evento tem como objetivo capacitar fiscais sanitários e coordenadores sobre o papel dessas instituições na promoção da saúde e prevenção de doenças.

Com foco no fortalecimento das práticas de saúde pública, o workshop contará com palestras de especialistas abordando temas como o Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR), medicamentos, metrologia e o papel das comunidades terapêuticas no apoio a pessoas em tratamento e recuperação. Além disso, será uma oportunidade para discutir novas abordagens para a proteção da saúde da população.

Segundo Matheus Moreira Pirolo, fiscal de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o evento será essencial para ambientar os novos coordenadores de vigilância sanitária, considerando que apenas 38% das gestões municipais mantiveram continuidade nas últimas eleições. “Esperamos que esse evento sirva para instrumentalizar os novos coordenadores nos seus deveres de proteção e promoção da saúde da população”, afirma.

Pirolo também destaca que a Vigilância Sanitária da SES/MS inicia 2025 com foco na proteção dos consumidores de serviços de interesse da saúde em condições de vulnerabilidade. “Neste primeiro evento, trataremos da proteção à saúde de pessoas que necessitam de medicamentos sujeitos a controle especial e daquelas que sofrem de dependência química e utilizam serviços de comunidades terapêuticas. A escolha do dia 20 de fevereiro, Dia Nacional de Combate às Drogas, reforça a relevância do tema”, explica. Ele ainda adianta que outros eventos serão realizados ao longo do ano, voltados a consumidores idosos, crianças e adolescentes, além de outras populações vulneráveis.

Para Ana Lúcia Pereira da Silva, auditora fiscal e coordenadora da Vigilância Sanitária de Bodoquena, o workshop representa uma importante oportunidade de aprimoramento profissional. “O evento fomenta espaços de conhecimento e demonstra a seriedade com que o Estado trata a saúde, pois, ao enriquecer as vigilâncias locais com inovação e conhecimento, levamos prevenção aos riscos à saúde da população”, enfatiza.

O workshop acontecerá das 08h30 às 16h30, no Auditório do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS), localizado na Avenida Rodolfo José Pinho, 66 – Jardim São Bento. As inscrições estão abertas ao público e podem ser realizadas por meio do link https://forms.gle/oCLSRyv1otrrgBvE6. A participação é fundamental para o aprimoramento dos serviços de interesse da saúde no Estado, com foco em ações preventivas e eficazes.

Fale com a Redação