O curso de música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realiza na quarta-feira (29), às 20h30, o workshop Percepção Musical e Prática de Banda, no Teatro Luis Felipe de Oliveira, na Cidade Universitária. O objetivo do encontro é apresentar e discutir a percepção musical no âmbito da música popular.
Durante o evento serão abordados os temas: a improvisação musical; a mixagem ao vivo com utilização de instrumentos elétricos; forma musical e a complexidade rítmica na música popular instrumental.
O workshop é aberto às comunidades interna e externa e os interessados podem se inscrever clicando aqui.
O professor do curso de música, Júlio Borba, relata que os interessados terão acesso a uma apresentação intensa e não há necessidade de conhecimento prévio para a participação. “Terá uma degustação de improvisações musicais inspiradas no jazz e na música brasileira de artistas experientes e com grande conhecimento sobre a prática musical coletiva”.
Haverá a presença do grupo El Trio, formado pelos músicos Gabriel de Andrade, Gabriel Basso e Adriel Santos. “A ideia de chamar o El trio foi primeiramente por reconhecer esse grupo como um dos mais importantes no âmbito da música instrumental do estado de Mato Grosso do Sul e também por saber que seus integrantes, são profissionais de referência para os estudantes do curso de música, com uma experiência relevante para fortalecer a formação profissional para a atuação no mercado de trabalho”.
No final do evento será aberto um espaço para perguntas para troca de experiências com os músicos.
Será emitido certificado para os participantes.
El Trio
Instrumentistas por profissão, no ano de 2016 os músicos toparam sair dos limites convencionais das composições para impulsionar a experimentação e o improviso, embalados pelos clássicos e os autorais como mote da “viagem” musical.
AdriEL Santos, GabriEL de Andrade e GabriEL Basso, o EL Trio, produz conteúdo autoral e também passeia por produções como Take Five (Paul Desmond/Dave Brubeck), Bille’s Bounce (Charlie Parker) e All Blues (Miles Davis).